18/02/2009
Médicos retiram rim com câncer pelo umbigo do paciente
Redação do Diário da Saúde
Cirurgiões desenvolveram uma nova técnica cirúrgica que permitiu a remoção do rim do paciente fazendo uma única incisão em seu umbigo.[Imagem: UC San Diego Medical Center]
Cirurgia pelo umbigo
No último dia 5 de Fevereiro, cirurgiões da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, removeram o rim canceroso de um paciente por meio de uma única incisão em seu umbigo. O anúncio foi feito ontem, depois de confirmado em definitivo o sucesso da operação.
"A remoção bem-sucedida do rim, que continha um tumor de sete centímetros, com uma única incisão, é um avanço crucial nos tratamentos de câncer," comemora o Dr. Ithaar H. Derweesh, da equipe que fez a cirurgia.
"Esse enfoque menos invasivo permite que os pacientes tenham um período de recuperação mais curto, tomem menos medicação para dor, além de um melhor resultado cosmético," diz o médico.
Laparoscopia
Durante uma cirurgia de laparoscopia tradicional, são feitos entre três e cinco pequenas incisões abdominais, para inserção da câmera e dos instrumentos destinados à remoção do rim. O novo procedimento dispensa as incisões adicionais.
"A ideia de se poder fazer uma cirurgia com poucas incisões e exigindo um menor prazo de internação é especialmente atrativo para pacientes de câncer, que podem ter que se submeter a repetidas cirurgias," diz Santiago Horgan, outro cirurgião do grupo.
Os pesquisadores planejam estudar a aplicação da cirurgia por meio de uma única incisão no umbigo, além dos casos de câncer, para pacientes portadores de obesidade e outras desordens digestivas.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=medicos-retiram-rim-com-cancer-pelo-umbigo-do-paciente
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.
|