30/09/2024

Cientistas descobrem novo tipo de célula-tronco

Redação do Diário da Saúde
Macrófagos endoteliais: Descoberto novo tipo de célula-tronco
As novas células poderão ter amplo uso médico e terapêutico, no transplante de células-tronco e no diabetes, por exemplo.[Imagem: Anna E. Williamson et al. - 10.1038/s41467-024-51637-7]

Macrófagos endoteliais

Cientistas descobriram um tipo completamente novo de célula-tronco, de um tipo com potencial para melhorar o futuro do reparo e da geração de tecidos.

As novas células até agora desconhecidas, que foram batizadas de "progenitoras EndoMac" (sigla para macrófagos endoteliais), possuem a capacidade única de se transformar em dois tipos específicos de células: Células endoteliais, que formam os vasos sanguíneos, e macrófagos, que são células do sistema imunológico responsáveis pelo reparo e defesa dos tecidos.

Assim, além de se diferenciarem das já conhecidas células-tronco pluripotentes, que podem se transformar em qualquer tipo de célula, essas progenitoras mais específicas, que podem se transformar em apenas dois tipos de células, podem ser candidatas ideais para o transplante de células-tronco, já que têm muito menos probabilidade de serem atacadas pelo sistema imunológico do receptor.

Os testes iniciais da equipe também sugerem que as progenitoras EndoMac podem ser usadas para aumentar a cura em condições como diabetes, onde o corpo tem dificuldades para se reparar adequadamente.

Primeiros testes

Anna Williamson e Sanuri Liyanage, do Instituto de Pesquisa Médica e de Saúde do Sul da Austrália, isolaram as células de camundongos, cultivaram-nas e observaram-nas formando colônias. Essas colônias foram testadas em modelos de camundongos diabéticos, mostrando melhorias notáveis em feridas que normalmente não cicatrizariam.

A equipe de pesquisa está atualmente trabalhando em estudos semelhantes envolvendo células da pele e dos músculos, com os resultados previstos para serem publicados nos próximos 12 meses. Eles também estão procurando essas mesmas células em tecidos humanos.

"Estamos animados para continuar explorando o potencial dessas células. Ainda é cedo, mas as implicações podem ser enormes," disse Liyanage. "Isto representa um avanço significativo em nossa compreensão da regeneração dos vasos sanguíneos e promete criar tratamentos mais eficazes que apoiem a capacidade do corpo de curar e manter a função ao longo do tempo."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  https://diariodasaude.com.br/print.php?article=macrofagos-endoteliais-descoberto-novo-tipo-celula-tronco

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.