09/02/2011
Importância dos gerentes e chefes é superestimada
Redação do Diário da Saúde
Treinamento para a equipe
Pare de desperdiçar dinheiro em cursos caros de formação para gestores e gerentes.
Em vez disso, envie a equipe inteira para um curso, todos de uma só vez.
Isso irá produzir resultados melhores, garante o Dr. Johan Bertlett, da Universidade de Lund, na Suécia.
Um bom clima de trabalho não é apenas um requisito para a satisfação no trabalho - é também um importante fator de sucesso para uma empresa que busca aumentar seus lucros, concluiu ele em sua pesquisa.
In-capacidade dos gerentes
Quase 200 funcionários no Aeroporto de Arlanda, em Estocolmo, foram incluídos no estudo de Bertlett, que mostrou que a capacidade de um gerente para influenciar o clima organizacional é limitada.
Em vez disso, é a interação entre o gerente e os funcionários que é fundamental.
"É claro que você precisa de um bom gerente para que a interação entre o gerente e a equipe funcione," diz Bertlett. "Mas é importante entender que a situação do gerente também é influenciada pela equipe.
Focar simplesmente no gerente significa fechar os olhos para as contribuições da equipe, e assim você exclui uma grande parte do potencial que existe dentro da empresa."
Estilo de gerência e clima organizacional
O melhor clima de trabalho é encontrado em empresas onde o gerente e os funcionários interagem e onde o gerente cria boas condições para a equipe se autogerenciar - o que inclui gerenciar a si próprio e uns aos outros.
"Um bom gerente deve treinar sua equipe e estimular a liderança informal, delegando para aqueles que estão dispostos a assumir uma maior responsabilidade," diz Bertlett.
Segundo o pesquisador, há muitos benefícios em resolver problemas ao nível operacional - primeiro e mais importante, a comunicação e a tomada de decisões tornam-se mais rápidas e os gerentes podem se concentrar mais na gestão estratégica.
Muitos funcionários ficam felizes em assumir mais responsabilidade, mas nem todos estão preparados para fazê-lo se isso não se refletir em seu pacote de rendimentos: "Não é só uma questão de o gerente ser capaz de delegar, é também uma questão do compromisso que o trabalhador está disposto a mostrar. E a administração da empresa também deve criar as condições gerais para que isso funcione," afirma o pesquisador.
Bertlett espera que sua pesquisa influencie o modo como a formação em gestão será oferecida no futuro: "A administração de uma empresa deve pensar duas vezes antes de enviar seus líderes de equipe para cursos de formação em gestão. Provavelmente seria muito mais benéfico enviar a equipe inteira," conclui ele.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=importancia-gerentes-chefes-superestimada
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.
|