26/11/2021

Grafeno e níquel conseguem monitorar glicose pelo suor - sem picadas

Redação do Diário da Saúde
Grafeno e níquel conseguem monitorar glicose pelo suor - sem picadas
Protótipo de sensor de glicose não-invasivo e vestível promete acabar com picadas. [Imagem: Jia Zhu/Penn State]

Grafeno induzido por laser

Dispositivos não invasivos de monitoramento da glicose no organismo ainda não estão disponíveis comercialmente, o que continua forçando as pessoas com diabetes a coletar amostras de sangue ou implantar sensores sob a pele para medir seus níveis de açúcar no sangue.

A mais nova promessa para mudar essa realidade é este novo dispositivo vestível, capaz de detectar a glicose no suor.

Os pesquisadores construíram o aparelho primeiro criando grafeno induzido por laser, um material que consiste em camadas de carbono com a espessura de um único átomo. Com alta condutividade elétrica e um tempo de fabricação de apenas alguns segundos, a técnica parecia ser a ideal para construir o sensor - mas a coisa estava longe de estar pronta.

"O desafio aqui é que o grafeno induzido por laser não é sensível à glicose. Então, precisávamos depositar um material sensível à glicose sobre ele," contou o professor Huanyu Cheng, da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA).

Um pitada de metais

Existe uma forte correlação entre os níveis de glicose no suor e no sangue. Infelizmente a concentração de glicose no suor é cerca de 100 vezes menor do que a concentração no sangue.

A equipe encontrou a solução para detectar quantidades tão pequenas no metal níquel, que apresenta uma forte sensibilidade à glicose. O níquel foi combinado com ouro para reduzir os riscos potenciais de uma reação alérgica.

O trio grafeno-níquel-ouro funcionou melhor do que qualquer outra técnica tentada até agora, o que está deixando a equipe entusiasmada em transformar sua descoberta em um produto disponível para os portadores de diabetes.

"Queremos trabalhar com médicos e outros profissionais de saúde para ver como podemos aplicar essa tecnologia para o monitoramento diário de um paciente," disse Cheng. "Este sensor de glicose serve como um exemplo fundamental para mostrar que podemos melhorar a detecção de biomarcadores no suor em concentrações extremamente baixas."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  https://diariodasaude.com.br/print.php?article=grafeno-niquel-conseguem-monitorar-glicose-pelo-suor-sem-picadas

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.