11/06/2024

Foi rude no trabalho? Cuide de sua culpa que ela pode ajudá-lo

Redação do Diário da Saúde
Foi rude no trabalho? Cuide de sua culpa que ela pode torná-lo melhor e mais gentil
Além de a grosseria ser contagiosa no trabalho, sempre acaba sobrando um pouco de grosseria para a família em casa.[Imagem: Gerado por IA/DALL-E]

Grosseria impensada

É algo que já aconteceu com todo mundo: Uma noite ruim de sono ou um trânsito complicado para chegar ao trabalho nos deixam irritados, e então descontamos tudo em um colega de trabalho que não fez nada de errado.

Já que todos estamos sujeitos a isso, o que podemos fazer pra consertar uma situação dessas?

Abraçar nossos sentimentos de culpa, afirmam Daniel Kim e colegas da Universidade da Flórida (EUA). Cuidar desse nosso sentimento pode nos ajudar a compensar nosso mau comportamento, incentivando-nos a agir com mais educação e a consertar nossa falha com nosso colega.

"Quando você está sendo incivilizado, isso também te machuca," disse Kim. "A culpa é um fenômeno complexo. Ele é penoso, mas também pode nos ajudar a nos recuperar, reduzindo a incivilidade e envolvendo-nos mais no trabalho."

"Mas podemos nos consolar com a ideia de que as pessoas têm oportunidades de corrigir o seu comportamento trabalhando mais, pedindo desculpa e sendo mais educadas," disse Klodiana Lanaj, membro da equipe. "Como você se sente culpado, no dia seguinte no trabalho você trabalha mais e tem mais cuidado para não ser rude novamente. Isso se corrige com o tempo. Isso pode explicar por que algumas pessoas são rudes em alguns dias e não rudes em outros dias."

Efeitos da grosseria

Claro, antes de tudo é melhor evitar ser grosseiro, porque isso dói nas outras pessoas e pode infectar o local de trabalho. Um grande corpo de pesquisas no local de trabalho já mostrou como a grosseria se espalha dentro das organizações, agindo como uma doença contagiosa. Mas poucos estudos questionaram como agir de forma rude afeta as pessoas que são rudes ou o que os funcionários fazem depois de serem maus com os colegas de trabalho.

Kim e Lanaj descobriram que os trabalhadores que gritavam ou excluíam colegas de trabalho se sentiam culpados e eram mais propensos a desabafar com seus parceiros em casa naquela noite. Mas, no dia seguinte, eles abaixavam a cabeça, trabalhavam mais e eram menos propensos a serem rudes novamente, aparentemente em um esforço para reparar seus relacionamentos e reputação.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

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