09/05/2011
Escolas brasileiras perpetuam preconceitos contra minorias
Gilberto Costa - Agência Brasil
Homofobia se aprende na escola
O ambiente escolar é um espaço para o surgimento de atitudes sexistas e homofóbicas.
Esta é uma das conclusões tiradas da audiência pública sobre preconceitos e discriminações na educação brasileira, realizada hoje na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
"Além de reproduzir, a escola cria homofobia", disse a coordenadora do Projeto Escola sem Homofobia, da organização não-governamental (ONG) Ecos - Comunicação em Sexualidade, Maria Helena Franco. "Não é mais adiante, mas é ali que está se criando o preconceito", completou.
Material para escolas
Na opinião de Helena Franco, os professores brasileiros não são preparados para lidar com o tema em sala de aula e não dispõem de material didático que possa auxiliá-los.
"Material sobre a temática praticamente não existe", disse após apresentar aos parlamentares um kit com livro, vídeos, boletins e cartaz que podem ser usados na escola em apoio à implantação do chamado "projeto político-pedagógico", que orienta o ensino.
O material elaborado pela ONG está em análise na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Secad, do Ministério da Educação (MEC), para ser replicado e incluído na grade de distribuição de material educativo do MEC.
Segundo Helena Franco, o ministério já recebeu cerca de 1.500 pedidos do material que não está disponível na internet. A princípio, o material será distribuído a docentes do ensino médio, "mas pode ser usado por professores do ensino fundamental", disse.
Homofobia nas escolas
Situações de homofobia são verificadas, por exemplo, em situações de constrangimento, o bullying, que pode causar danos morais a quem sofre com comportamentos agressivos (físico ou verbal) recorrentes.
Uma pesquisa de 2009, apresentada pela ONG Plan Brasil, e publicada pelo Ministério Público do Maranhão, feita com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares de todas as regiões brasileiras, mostrou que sete em cada dez estudantes de diversas faixas etárias presenciaram cenas de agressões entre colegas. As principais vítimas são os meninos: 34,5% disseram ser vítimas de maus-tratos.
A situação dos meninos na escola começa a preocupar também pela questão de gênero, tradicionalmente associada à discriminação de mulheres. A pesquisadora Denise Carreira, da ONG Ação Educativa salienta que os meninos, especialmente os negros, abandonam a escola mais do que as meninas.
Educação sexista
Apesar desse dado e do fato de as mulheres já terem em média maior escolaridade que o homem, o mercado de trabalho é menos favorável a elas, que recebem salários menores. Para Denise Carreira, isso tem a ver com as vocações que são estimuladas na escola e as carreiras às quais acabam se dedicando.
"A educação sexista define que as mulheres são boas para isso, e não são boas para aquilo", afirmou ao lembrar que o mau desempenho em ciências e matemática tem a ver com a falta de estímulo para que, no futuro, ocupem áreas de exatas.
"Ainda hoje temos profissões ditas masculinas e profissões ditas femininas", como as áreas sociais e de cuidados (professoras, assistentes sociais, saúde), com baixa remuneração. "É fundamental questionar a educação que estabelece papéis para homens e mulheres", recomendou.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=escolas-perpetuam-preconceitos-contra-minorias
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