05/03/2009
Emoções trazem mais felicidade do que a razão pura
Redação do Diário da Saúde
[Imagem: Heart Rules]
Evolução das emoções
Ao escolher o sabor do sorvete, uma peça de roupa ou mesmo uma casa, você poderá sair-se melhor deixando que suas emoções lhe guiem, de acordo com uma nova pesquisa que acaba de ser publicada no Journal of Consumer Research.
"Nossa pesquisa dá suporte a teorias da psicologia evolucionária que propõem que nossas emoções podem ser concebidas como um conjunto de 'programas' que evoluíram ao longo do tempo para nos ajudar a resolver importante problemas recorrentes de forma rápida e precisa, seja ficar apaixonado ou fugir de um predador," dizem os autores.
Sentimentos versus razão
"Nós investigamos a seguinte questão: em que medida se basear nos sentimentos versus raciocínio afeta a consistência das preferências de alguém?" diz o artigo.
Para encontrar uma resposta, os autores projetaram experimentos nos quais os participantes estudavam e escolhiam entre 8 a 10 produtos, algumas vezes baseando-se em suas reações emocionais e outras vezes em suas capacidades cognitivas.
A conclusão foi clara: "O processamento emocional leva a uma maior consistência nas preferências do que o processamento cognitivo."
Escolhas consistentes
Os pesquisadores fizeram algumas descobertas adicionais sobre como obter escolhas consistentes dos participantes.
Os voluntários tendem a fazer escolhas mais consistentes nas seguintes situações:
- quando os produtos são representados por imagens em vez de nomes
- quando as imagens são coloridas, em vez de preto e branco
- quando os participantes foram encorajados a acreditar em seus sentimentos quando efetuassem suas escolhas
- quando os participantes estavam sob pressão cognitiva (quando eram forçados a se lembrar de um número de 10 dígitos em contraposição a se lembrar de um número de dois dígitos)
- e quando os produtos tendem a ser mais excitantes do que estritamente funcionais.
Confie em seu coração
Parece que o velho ditado "Confie em seu coração" é verdadeiro para os consumidores.
"Se alguém compra uma casa e se baseia unicamente nos atributos cognitivos, como o valor de revenda, ele poderá não ser tão feliz. De fato, nossos resultados sugerem que o coração pode muito bem servir como uma bússola muito mais segura para a felicidade de longo prazo do que a razão pura," diz o estudo.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=emocoes-trazem-mais-felicidade-do-que-a-razao-pura
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