20/05/2024
Direitos dos trabalhadores são um dos direitos humanos menos protegidos no mundo todo
Redação do Diário da Saúde
"Os líderes empresariais normalmente preferem distribuir a maior parte do lucro das suas atividades aos acionistas, e não aos trabalhadores."[Imagem: Meraj Chhaya]
Direitos dos trabalhadores
Os direitos dos trabalhadores estão entre os direitos humanos menos protegidos no mundo.
Esta é um das conclusões de um novo relatório publicado pelo Projeto Cirights, o maior conjunto de dados de direitos humanos do mundo. Desde 1981, o projeto classifica os países quanto ao respeito pelos direitos humanos, fornecendo um boletim anual sobre 25 direitos humanos internacionalmente reconhecidos.
De acordo com o último relatório, os cinco países com as melhores pontuações globais foram Canadá, Suécia, Nova Zelândia, Noruega e Portugal. Os cinco países com as pontuações globais mais baixas foram Irã, Síria, Coreia do Norte, China e Iraque.
Os direitos dos trabalhadores, incluindo o direito de formar um sindicato e o direito de negociar coletivamente, estão entre os direitos humanos menos protegidos. Os direitos dos trabalhadores são "sempre violados até certo ponto", escreveram os pesquisadores.
"Pesquisas anteriores mostram que é improvável que os governos protejam os direitos a um salário mínimo adequado, à saúde e segurança no trabalho ou a limitações razoáveis das horas de trabalho (incluindo horas extraordinárias voluntárias), a menos que permitam aos trabalhadores formar sindicatos independentes e negociar coletivamente. Em outras palavras, o direito de sindicalização, de negociação e de greve são os direitos básicos de entrada. Se eles forem protegidos, todos os outros direitos laborais provavelmente também o serão. Mas, globalmente, os direitos de entrada estão em declínio," afirmou o professor David Cingranelli, da Universidade de Binghamton (EUA).
Empresas fazem o que querem
Embora os países democráticos e ricos protejam os direitos laborais mais do que outros, a desigualdade econômica aumentou em quase todo o mundo.
"A globalização econômica aumentou a concorrência entre as nações, o que levou os governos a favorecer as empresas em detrimento dos trabalhadores nos conflitos entre os dois," disse Cignarelli.
Nos países economicamente menos desenvolvidos, as grandes empresas agrícolas, mineiras e de extração de petróleo fazem exatamente o que querem fazer com os trabalhadores, disse Cignarelli. Isto também aconteceu durante a fase inicial da industrialização nos Estados Unidos.
"É importante lembrar que as empresas e os trabalhadores normalmente assumem posições antagônicas sobre quanta atenção os líderes empresariais devem prestar ao que os trabalhadores querem em relação aos termos e condições do seu trabalho," disse o pesquisador. "Os líderes empresariais normalmente preferem distribuir a maior parte do lucro das suas atividades aos acionistas, e não aos trabalhadores."
Cignarelli observou que é papel dos governos garantir que os trabalhadores tenham uma oportunidade justa de fazer ouvir as suas preocupações.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=direitos-trabalhadores-direitos-humanos-menos-protegidos-mundo-todo
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.
|