02/08/2023
Descobertas células imunológicas especializadas patrulhando o olho humano
Redação do Diário da Saúde
Imagem de células imunes na córnea humana.[Imagem: Holly R. Chinnery]
Células T no olho
Cientistas descobriram que as sentinelas que protegem a córnea humana de patógenos e inflamações são células T, e não células dendríticas, outro tipo de células imunológicas, como se acreditava até agora.
A descoberta redefine a compreensão científica da paisagem de células imunes na córnea de um olho humano saudável e muda todo o enfoque das pesquisas voltadas para o tratamento das doenças envolvendo o olho, sobretudo das infecções.
"Combinando nossa técnica de imageamento recém-desenvolvida com outras abordagens analíticas avançadas, fomos capazes de descobrir que um número significativo de células na superfície da córnea saudável são, na verdade, células T," disse o professor Scott Mueller, da Universidade de Melbourne (Austrália).
"Até agora, essas células vinham sendo erroneamente classificadas como células dendríticas com base em imagens estáticas. Isso muda completamente o dogma atual no campo, de que apenas células dendríticas estão presentes na córnea saudável," completou.
Ferramenta para o consultório
Esta descoberta terá grandes implicações para as áreas médica e imunológica, tanto para os pacientes quanto para os médicos, porque a nova tecnologia de imageamento, chamada Fun-IVCM (sigla em inglês para Microscopia Confocal Funcional In Vivo), poderá ser usada na clínica para exames oftalmológicos.
"Mudanças nas células T e no seu comportamento podem ser usadas como um biomarcador clínico de doenças e auxiliar nos tratamentos," disse a Dra Holly Chinnery.
A equipe já testou a técnica em casos de danos à córnea pelo uso indevido de lentes de contato danificadas e em doenças oculares alérgicas.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=descobertas-celulas-imunologicas-especializadas-patrulhando-olho-humano
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.
|