28/09/2018
Brasil espera bater recorde de doação de órgãos em 2018
Com informações da Agência Brasil
A expectativa do Ministério da Saúde é realizar 24,6 mil transplantes até o final do ano.[Imagem: Elza Fiúza/Agência Brasil]
Doações de órgãos
O Ministério da Saúde espera atingir, até o final do ano, o maior número de doação de órgãos desde 2014.
Entre janeiro e junho deste ano foi registrado um crescimento de 7%, em relação ao ano passado no número de doadores efetivos de órgãos - aqueles que iniciaram a cirurgia para a retirada de órgãos com a finalidade de transplante.
O número de doadores no primeiro semestre passou de 1.653 em 2017 para para 1.765 em 2018 e a expectativa é chegar a 3.530 até o final do ano.
O Ministério da Saúde estima que vai alcançar recorde nos transplantes de fígado (2.222), pulmão (130), coração (382) e medula óssea (2.684), até o final de 2018.
Entre os órgãos que têm mais demanda do que oferta para doação, o pulmão é o que apresenta maior defasagem. A demanda potencial desse órgão para atender uma população de 210 milhões de pessoas seria de 1,6 mil doações.
Transplantes
A expectativa do Ministério da Saúde é realizar 24,6 mil transplantes até o final do ano, sendo 8.690 de órgãos sólidos (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim e pâncreas) - maior número dos últimos oito anos.
Os transplantes de córnea apontam redução em 2018 em razão da redução da lista de espera em alguns estados. Amazonas, Ceará, Goiás, Pernambuco e Paraná são considerados em situação de lista zerada com relação ao transporte de córnea.
O Ministério da Saúde repassa recursos para estados e municípios qualificarem profissionais de saúde envolvidos nos processos de doação de órgãos e tecidos. O orçamento federal para esta área é de R$ 1 bilhão. O Ministério da Saúde irá realizar 74 oficinas de capacitação para 4 mil médicos até 2020 em atendimento à nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) para o diagnóstico da morte encefálica.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=brasil-espera-bater-recorde-doacao-orgaos-2018
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.
|