25/04/2019

Açúcar aumenta sensação de fadiga e piora o humor

Redação do Diário da Saúde

Mau humor doce

O açúcar não melhora nenhum aspecto do humor e pode até piorá-lo.

"A ideia de que o açúcar pode melhorar o humor tem sido muito influente na cultura popular, tanto que pessoas de todo o mundo consomem bebidas açucaradas para se tornar mais alertas ou combater a fadiga. Nossas descobertas indicam claramente que tais alegações não são substanciadas - se é que faz alguma coisa, o açúcar provavelmente fará você se sentir pior," disse o Dr. Konstantinos Mantantzis, da Universidade Humboldt de Berlim.

Usando dados coletados de 31 estudos feitos em várias partes do mundo, a equipe de Mantantzis concluiu que, em vez de um efeito benéfico sobre o humor, o açúcar aumenta o cansaço e reduz o estado de alerta dentro de uma hora após o seu consumo.

Eles também consideraram como fatores como a quantidade e o tipo de açúcar consumido podem afetar o humor, e se envolver-se em atividades mentais e físicas exigentes faz alguma diferença.

Os resultados mostraram que:

  • 1.

    O consumo de açúcar não tem praticamente nenhum efeito sobre o humor, independentemente de quanto açúcar é consumido ou se as pessoas se envolvem em atividades cansativas depois de tomá-lo.

  • 2.

    As pessoas que consumiram açúcar sentiram-se mais cansadas e menos alertas do que as que não consumiram.

  • 3.

    A ideia de uma "corrida ao açúcar" é um mito sem qualquer teor de verdade.

"Esperamos que nossos resultados viajem longe para dissipar o mito da 'corrida ao açúcar' e dar suporte às políticas de saúde pública para diminuir o consumo de açúcar," disse a Dra Elizabeth Maylor, da Universidade de Warwick (Reino Unido).

A meta-análise foi publicada na revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  https://diariodasaude.com.br/print.php?article=acucar-aumenta-sensacao-fadiga-piora-humor

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.