Tipos de vitamina K
Pessoas que adotam uma dieta rica em vitamina K têm um risco até 34% menor de doenças cardiovasculares relacionadas à aterosclerose (condições que afetam o coração ou os vasos sanguíneos).
Essa constatação veio do exame dos dados de mais de 50.000 pessoas que participaram do programa da Dieta Dinamarquesa, Câncer e Saúde, que já dura 23 anos.
Existem dois tipos de vitamina K encontrados nos alimentos que comemos: A vitamina K1 vem principalmente de vegetais com folhas verdes e óleos vegetais, enquanto a vitamina K2 é encontrada na carne, ovos e alimentos fermentados, como queijo.
Os pesquisadores queriam saber se as pessoas que comeram mais alimentos contendo vitamina K teriam alterações no risco de doenças cardiovasculares, sobretudo o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos.
As pessoas com maior ingestão de vitamina K1 apresentaram 21% menos probabilidade de serem hospitalizadas com doenças cardiovasculares relacionadas à aterosclerose.
Para a vitamina K2, o risco de ser hospitalizado foi 14% menor.
Diretrizes para vitamina K
O risco mais baixo de doenças cardiovasculares foi observado para todos os tipos de doenças cardíacas relacionadas à aterosclerose, particularmente para doença arterial periférica, que alcançou um risco 34% menor.
Os pesquisadores afirmam que esses resultados dão suporte a uma recomendação para consumir mais vitamina K como forma de proteção contra a aterosclerose e doenças cardiovasculares subsequentes.
"As diretrizes dietéticas atuais para o consumo de vitamina K geralmente são baseadas apenas na quantidade de vitamina K1 que uma pessoa deve consumir para garantir que seu sangue possa coagular," disse a Dra Nicola Bondonno, da Universidade Edith Cowan (Austrália). "No entanto, há evidências crescentes de que a ingestão de vitamina K acima das diretrizes atuais pode oferecer proteção adicional contra o desenvolvimento de outras doenças, como a aterosclerose. Embora mais pesquisas sejam necessárias para compreender totalmente o processo, acreditamos que a vitamina K funciona protegendo contra o acúmulo de cálcio nas principais artérias do corpo, que pode levar à calcificação vascular."
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Vitaminas | Coração | Alimentação e Nutrição | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.