Tríplice viral contra covid-19
Pacientes com covid-19 que haviam recebido recentemente a vacina contra caxumba-sarampo-rubéola (CSR, ou tríplice viral) tiveram uma infecção mais branda do que o esperado, considerando sua idade e estado de saúde.
Désirée Linnemann e Fernanda Monroy, do hospital Medica Sur, na cidade do México, relataram suas observações clínicas em 255 indivíduos vacinados com a vacina contra caxumba-sarampo-rubéola desde o início da pandemia de covid-19.
Muitos pacientes vacinados eram familiares ou cuidadores de pacientes que já haviam contraído covid-19 e, portanto, apresentavam risco extremamente alto da doença.
Trinta e seis dos pacientes já contraíram covid-19, mas todos com um curso notavelmente leve, com sintomas menos graves do que o esperado devido ao seu estado de saúde e idade.
A descoberta vem-se somar a uma constatação epidemiológica de que a vacina BCG também poderia atuar como proteção, levando a quadros de covid-19 mais brandos - recentemente a Fiocruz começou a testar a vacina BCG contra a covid-19.
Imunidade Treinada
As duas pesquisadoras. que trabalharam com pacientes recentemente vacinados com a tríplice viral, acreditam que o que pode estar acontecendo é um efeito do que os especialistas chamam de "imunidade treinada".
Em termos técnicos, a imunidade treinada refere-se à resposta imunológica mais forte a um determinado patógeno após uma exposição (por vacinação ou doença natural) a outro patógeno não relacionado. A reação imunológica seguinte - neste caso a exposição ao vírus SARS-COV-2, causador da covid-19 - tem início mais rápido e é acompanhada por um aumento na produção de determinadas citocinas.
Isso significa que, surpreendentemente, algumas vacinas podem não apenas prevenir a doença alvo (como caxumba-sarampo-rubéola ou tuberculose), mas também ajudar as pessoas a combater outras doenças.
De fato, os primeiros dados observacionais coletados pelas duas pesquisadoras no México mostram um curso mais suave da covid-19. Por isso, elas estão recomendando a vacinação com a tríplice viral para pessoas com parentes com covid-19 em casa.
Contudo, uma evidência conclusiva do valor da vacina tríplice viral para reduzir as complicações do covid-19 requer um estudo prospectivo e randomizado. O microbiologista Paul Fidel, da Universidade do Estado da Louisiana (EUA), que não esteve envolvido nesta pesquisa no México, já está lançando um ensaio clínico desse tipo.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Vacinas | Epidemias | Vírus | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.