Luz para dormir melhor
A terapia com luz intensa apresentou efeitos significativos no tratamento de distúrbios do sono associados com desordens de estresse pós-traumático.
Os resultados indicam que a terapia com luz intensa produziu uma melhoria na qualidade do sono largamente superior ao tratamento com placebo.
Foram detectadas ainda melhorias moderadas sobre os demais sintomas do estresse pós-traumático e sobre a depressão associada ao evento.
Estresse pós-traumático
"Como a terapia com luz intensa é relativamente simples, pode ser administrada pelo próprio paciente, muito barata e com poucos efeitos colaterais, esses resultados representam um passo importante para estabelecê-la como uma terapia alternativa ou um tratamento complementar para os efeitos do estresse pós-traumático," afirmam Shannon Cornelius e Shawn Youngstedt, da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
O estudo envolveu 16 soldados norte-americanos que retornaram do Iraque com sintomas de estresse pós-traumático.
Os distúrbios do sono têm um papel importante nesses casos, podendo tanto desencadear os sintomas quanto perpetuá-los.
"Problemas de sono interagem com a depressão e com a ansiedade em ciclo vicioso," explica Cornelius. "Ao reduzir a severidade e a ocorrência dos problemas de sono pode ser possível reduzir a severidade dos sintomas do estresse pós-traumático, entre eles a ansiedade e a depressão."
Terapia com luz intensa
Oito dos participantes receberam uma terapia que consiste meramente na exposição a 10.000 lux de luz durante 30 minutos por dia. Os outros oito soldados formaram o grupo placebo, recebendo um tratamento falso com um gerador de íons que não funcionava.
A terapia com luz intensa expõe os olhos a uma luz intensa, mas segura, durante um período determinado e regular de tempo.
Tipicamente ela envolve a exposição a 10.000 lux de luz por períodos de 20 minutos ou mais, usando uma pequena caixa com a lâmpada.
Os resultados mostraram efeitos benéficos e superiores a várias outras abordagens para tratamento dos distúrbios do sono.
Em um estudo anterior, os pesquisadores já haviam demonstrado que a terapia com luz intensa tem efeitos ansiolíticos. Três horas de exposição a uma luz de apenas 3.000 lux por três dias consecutivos foi suficiente para reduzir a ansiedade em um grupo de pacientes cujo grau de ansiedade era moderado.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Sono | |||
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.