Boca seca
Uma nova tecnologia de lubrificante aquoso criou uma espécie de "saliva artificial" que promete dar um alívio dramático para pessoas que sofrem de boca seca.
O material mostrou-se entre quatro e cinco vezes mais eficaz do que os produtos existentes comercialmente disponíveis, de acordo com testes de laboratório.
Sob o microscópio, as moléculas da substância, tecnicamente conhecida como microgel, aparecem como uma rede ou esponja em forma de treliça que se liga à superfície da boca. Ao redor do microgel fica um hidrogel à base de polissacarídeo que retém água. Esta dupla função mantém a boca hidratada por mais tempo.
"O problema com muitos dos produtos comerciais existentes é que eles só são eficazes por curtos períodos porque não se ligam à superfície da boca, e as pessoas têm que reaplicar frequentemente a substância, às vezes enquanto falam ou comem e isso afeta a qualidade de vida das pessoas," disse a professora Anwesha Sarkar, da Universidade de Leeds (Inglaterra).
O desempenho superior da saliva artificial recém-desenvolvida se deve a um processo denominado adsorção, que é a capacidade de uma molécula se ligar a algo, neste caso à superfície interna da boca. O produto apresentou um menor nível de dessorção - o oposto da adsorção -, medida pela quantidade de lubrificante perdida da superfície à qual ele deve se ligar.
Os produtos disponíveis comercialmente apresentaram uma perda entre 23% e 58% do lubrificante. Já o substituto da saliva agora desenvolvido apresentou uma perda de apenas 7%.
Os pesquisadores já estão trabalhando para levar a tecnologia do lubrificante bucal para os pacientes, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de condições debilitantes de boca seca.
Xerostomia
A boca seca, ou xerostomia, é uma doença comum que afeta cerca de uma em cada dez pessoas e é prevalente entre os idosos e as pessoas que fizeram tratamento contra o câncer ou que necessitam de tomar uma mistura de medicamentos.
Em casos graves, a boca seca resulta em desconforto para engolir e leva à desnutrição e a problemas dentários.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Saúde Bucal | Desenvolvimento de Medicamentos | Cuidados com a Pele | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.