Melhor horário para tomar vacina
Foi descoberto recentemente que os humanos apresentam uma resposta maior a certas vacinas dependendo da hora do dia em que a vacina é administrada.
No entanto, a razão por trás dessa inter-relação entre vacinação e relógio biológico não foi claramente elucidada naquela pesquisa.
A professora Mariana Cervantes, da Universidade de Medicina e Ciências da Saúde (EUA), decidiu procurar explicações nas mudanças que ocorrem nas mitocôndrias das células imunes, as usinas que fornecem energia para essas células-chave na resposta à vacina.
Ela descobriu que nosso relógio circadiano altera a forma das mitocôndrias dentro das células dendríticas. E as variações na estrutura das mitocôndrias influenciam o funcionamento das células dendríticas ao longo do dia.
O relógio circadiano dentro das células dendríticas controla se as mitocôndrias assumem uma dentre duas formas: Longas cadeias interconectadas, formando uma rede, ou pequenos pedaços isolados.
É dentro da formação em rede das células dendríticas que a vacinação é mais eficaz, uma vez que essas células têm uma melhor capacidade de quebrar a vacina em pequenos pedaços para interação com nossas células imunes, as chamadas células T.
Como melhorar as vacinas
A equipe foi adiante e desenvolveu uma técnica para induzir a fase em rede das células dendríticas que pode ter implicações no projeto de novas vacinas, permitindo otimizar nossa resposta imunológica, independentemente da hora do dia que a vacina for tomada.
"Nossa descoberta esclareceu um aspecto crucial da resposta do nosso corpo à vacinação e destaca a importância dos ritmos circadianos na imunidade. Nós podemos aplicar esse entendimento no desenvolvimento de vacinas para garantir que recebamos o máximo de benefícios da vacinação," disse a professora Annie Curtis, coordenadora da equipe.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Vacinas | Sistema Imunológico | Prevenção | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.