Roteiro para dizer não
Ao pedir alguma coisa a alguém, você gostaria que essa pessoa respondesse honestamente? Para se garantir, talvez seja melhor dar a ela um roteiro, um modo de ela dizer não.
Esta é a recomendação de cientistas que desenvolveram estratégias para evocar respostas autênticas nas pessoas, em vez da aquiescência motivada por constrangimento ou culpa.
"Os funcionários e as organizações beneficiam-se quando as pessoas concordam livremente com os pedidos, em vez de se sentirem pressionadas ou coagidas, o que pode levar ao ressentimento e à reação negativa. No entanto, os pedidos são inerentemente difíceis de recusar," justificou Rachel Schlund, da Universidade de Michigan (EUA).
Trabalhos anteriores dos mesmos pesquisadores focaram nas reações das pessoas aos pedidos e incluíram táticas que elas podem usar para se sentirem mais confortáveis ao se recusarem a atender pedidos. Ainda assim, essas intervenções colocaram o ônus de dizer "não" sobre o alvo do pedido, ou seja, a pessoa a quem se pede.
Agora eles decidiram transferir esse fardo.
"Nós testamos uma intervenção que os requisitantes [quem faz o pedido] podem utilizar para solicitar consentimento de formas que são consideradas menos coercivas, tirando parte do fardo de dizer não do alvo," disse a pesquisadora.
Como dizer "Não"
Foram dois experimentos em laboratório conduzidos durante um período de dois anos e envolvendo 535 participantes. Os experimentos incluíam roteiros como: "Antes de começarmos o estudo, você pode desbloquear seu telefone e entregá-lo para mim? Só preciso levar seu telefone para fora da sala por um momento para verificar algumas coisas. Se você 'gostaria de recusar, por favor diga as palavras: 'Prefiro não.' A recusa não afetará seu pagamento ou participação no estudo."
Dar aos alvos uma forma específica e explícita para não concordar com o pedido mostrou-se particularmente eficaz em todos os experimentos.
"Nós levantamos a hipótese de que uma das razões pelas quais é tão difícil para os alvos dizerem 'não' é que é difícil encontrar palavras para fazê-lo no momento," disse Schlund. "Por esta razão, testamos uma intervenção na qual os solicitantes forneciam aos alvos um roteiro explícito para recusar como parte de seu pedido. Esta intervenção - dizendo aos alvos como dizer 'não' - foi mais eficaz em aumentar os sentimentos de liberdade dos alvos para dizer 'não' a um pedido invasivo do que simplesmente dizer aos alvos que eles poderiam dizer 'não'."
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