"Orientações e receitas para uma alimentação com soja e livre de glúten" é o novo livro lançado pela Embrapa Soja de Londrina, no Paraná.
Para quem apresenta intolerância ao glúten e para aquelas pessoas que, mesmo não sendo celíacas, têm sensibilidade a esta proteína, o único tratamento comprovado até o momento é a dieta isenta de glúten.
"A dieta é importante porque, além de propiciar o desaparecimento dos sintomas, evita a ocorrência de complicações," afirma a pesquisadora Vera de Toledo Benassi, autora do livro.
Sem glúten, com soja
Como a dieta ocidental inclui muitos alimentos com glúten (massas e pães, por exemplo), manter uma dieta totalmente livre de glúten é um desafio constante para os indivíduos intolerantes.
"Na verdade, uma dieta sem glúten interfere na vida do paciente e também na rotina e na alimentação de toda a sua família", explica Vera.
A pesquisadora afirma que as farinhas permitidas na dieta sem glúten (arroz, milho, mandioca, entre outras) em geral são ricas em amido e pobres em proteína.
"Por isso, o objetivo da elaboração das receitas que constam deste livro, todas contendo soja, é proporcionar ao indivíduo com doença celíaca a ingestão de uma fonte de proteína de alto valor nutricional, além de muitas vitaminas e minerais", ressalta.
O livro apresenta, em 80 páginas, informações sobre a doença celíaca, opções para se cozinhar sem o glúten e 39 receitas adaptadas e testadas na Cozinha Experimental da Embrapa Soja. "A maioria dos ingredientes utilizados é comum nos supermercados, mas vários itens são encontrados apenas em lojas especializadas em produtos integrais ou naturais", diz Vera Benassi.
Aquisição do livro
O livro "Orientações e receitas para uma alimentação com soja e livre de glúten," de Vera de Toledo Benassi, pode ser adquirido a um preço de R$ 10,00 (mais o valor do frete).
Mais informações podem ser obtidas no Setor de Publicações da Embrapa Soja, pelo telefone (43) 3371-6119 ou e-mail vendas@cnpso.embrapa.br.
Doença Celíaca
A Doença Celíaca é uma anormalidade do intestino delgado provocada pela ingestão de glúten, proteína presente em cereais como trigo, centeio e cevada.
"A ingestão de alimentos com este tipo de proteína pelos celíacos se torna tóxica e provoca lesão no intestino delgado, impedindo a adequada absorção dos alimentos. Por isso, seu único tratamento é a dieta isenta de glúten", explica a gastroenterologista Mariângela Navarro.
Entre os diversos sintomas da doença, estão: a diarreia, as dores abdominais, anemia, complicações nos ossos, problemas de pele, entre outros. E, em alguns casos, a doença é assintomática, sendo identificada a partir de exames.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Alimentação e Nutrição | Qualidade de Vida | Terapias Alternativas | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.