10/04/2014

Xixi com cloro da piscina faz mal mesmo

Redação do Diário da Saúde

De um lado, o mundo todo parece alertar que não se deve fazer xixi na piscina.

De outro, contudo, mesmo nadadores olímpicos já admitiram a prática.

Se não pode, mas todo o mundo faz, o que interessa saber é se fazer xixi na piscina realmente faz mal para a saúde.

Pois prepare-se para assumir a responsabilidade pela preguiça de ir ao banheiro: um estudo detalhado mostrou que a mescla xixi com água da piscina não dá resultados saudáveis.

Quando misturados, a urina e o cloro formam substâncias que podem causar problemas sérios de saúde.

A conclusão é de Jing Li e Ernest Blatchley, da Universidade de Pequim (China), que publicaram os dados na revista Environmental Science & Technology.

Xixi com cloro

A adição de cloro na água da piscina é a forma mais comum de matar os micróbios causadores de doenças.

Mas, conforme as pessoas nadam e fazem xixi na piscina, o cloro se mistura com suor e urina, dando origem a outras substâncias.

Dois desses compostos - tricloramina (NCl3) e cloreto de cianogênio (CNCl), foram fartamente encontrados nas piscinas - os pesquisadores consideram essas substâncias como "onipresentes" nas piscinas.

O primeiro composto (tricloramina) está associado com problemas de pulmão, e o segundo (cianogênio) pode também afetar os pulmões, assim como o coração e o sistema nervoso central.

O problema parece vir do ácido úrico, um componente do suor e da urina - embora alguns ácidos úricos venham do suor, os cientistas calcularam que mais de 90% do composto encontrado nas piscinas vem da urina.

Eles concluem que os nadadores podem melhorar as condições da piscina simplesmente fazendo xixi onde deveriam - no banheiro.

Contudo, os cientistas ainda não identificaram todos os ingredientes específicos no suor e na urina que podem gerar os compostos potencialmente prejudiciais.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=xixi-na-piscina-faz-mal

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.