19/02/2018

Vitiligo: Terapia combinada traz de volta a cor da pele

Redação do Diário da Saúde

Combinação de medicamento e luz

Dermatologistas nos EUA desenvolveram uma terapia que combina medicação e luz, obtendo resultados impressionantes na restauração da cor da pele de pacientes com vitiligo.

O vitiligo é uma doença autoimune crônica que destrói o pigmento da pele, deixando manchas brancas onde havia cor.

Depois de fazer testes em pequena escala nas mãos e braços de pacientes, a equipe agora testou a técnica em dois pacientes com perda significativa de cor da pele por todo o corpo, para os quais tratamentos padrão, como cremes esteroides e tratamentos com luz, não conseguiram restaurar a pigmentação.

Os resultados comprovaram que o medicamento facitinib - normalmente usado contra artrite - impede que o sistema imunológico ataque as células da pele que fabricam o pigmento melanina, enquanto a luz ultravioleta B de banda estreita estimula as células produtoras do pigmento a restaurar a cor da pele.

Vitiligo é virtualmente eliminado com terapia combinada
Paciente com vitiligo no início do tratamento experimental (esquerda), e três e seis meses depois.
[Imagem: Brett King Lab/Yale]

Restauração da cor da pele

Após alguns meses de terapia combinada, houve uma melhoria notável: uma paciente apresentou uma restauração quase total da cor da pele no rosto, pescoço, peito, antebraços e canelas. O outro paciente experimentou um sucesso apenas ligeiramente menor.

A técnica foi desenvolvida pelas equipes dos professores Brett King (Universidade de Yale) e John Harris (Universidade de Massachusetts-Worcester).

Embora mais testes precisem ser realizados, a avaliação inicial traz uma esperança real para o tratamento definitivo desta e de outras condições cutâneas estigmatizantes.

"Estes resultados irão definir o tratamento do vitiligo no futuro," disse o Dr. King.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.