02/02/2018

Vazamento de DNA é mecanismo chave para metástase do câncer

Redação do Diário da Saúde
Vazamento de DNA é mecanismo chave para metástase do câncer
DNA (verde) no fluido fora do núcleo principal das células.[Imagem: Wenjing Wu/Memorial Sloan Kettering Cancer Center/Nature]

Vazamento de DNA

As metástases de câncer - a migração de células de um tumor primário para formar tumores distantes no corpo - podem ser desencadeadas por um vazamento crônico de DNA dentro das células tumorais.

Essa conclusão veio depois que cientistas conseguiram rastrear a complexa cadeia de eventos que resulta da instabilidade cromossômica, uma característica generalizada das células cancerosas nas quais o DNA é copiado incorretamente toda vez que essas células se dividem, resultando em células filhas com conteúdo de DNA desigual.

Usando modelos de câncer de mama e de pulmão, os pesquisadores descobriram que a instabilidade cromossômica gera mudanças nas células que conduzem à metástase.

Como a metástase é um dos mistérios centrais da biologia do câncer, esses resultados parecem ser peças importantes desse quebra-cabeças.

"Nós demonstramos que a instabilidade cromossômica pode causar um vazamento de DNA dos núcleos das células cancerosas, levando a uma resposta inflamatória crônica dentro das células - e as células essencialmente podem sequestrar essa resposta para permitir que elas mesmas se espalhem para órgãos distantes," explicou o Dr. Samuel Bakhoum, da Universidade Cornell (EUA).

Alvo terapêutico

A descoberta deverá ter grandes implicações para o desenvolvimento de medicamentos contra o câncer.

Os pesquisadores calcularam, com base em estudos recentes das propriedades tumorais metastáticas, que cerca de metade das metástases humanas se originam por meio desse mecanismo de vazamento de DNA que eles desvendaram.

A equipe já está agora pesquisando estratégias para tentar bloquear o processo.

"A metástase causa 90% das mortes por câncer, e este trabalho abre novas possibilidades para alvejar a doença terapeuticamente," disse o Dr. Lewis Cantley, coautor do trabalho.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=vazamento-dna-mecanismo-chave-metastase-cancer

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.