10/11/2014

Teste para diagnóstico precoce da tuberculose deixará de ser fabricado

Com informações da Agência Brasil

O teste da tuberculina, usado para diagnosticar tuberculose latente, ou seja, antes dos sintomas da doença aparecerem, vai deixar de ser fabricado.

O teste, conhecido como PPD (Purified Protein Derivative), é feito em pessoas com maior risco de contrair tuberculose, como quem mora com infectados e pessoas que têm HIV/aids, para detectar a infecção latente e tratar antes que a pessoa adoeça.

Segundo o Ministério da Saúde, o país ainda está abastecido do PPD, e a falta do teste não vai comprometer o Programa Nacional de Tuberculose. O Ministério emitiu nota afirmando que está em contato com a Organização Mundial da Saúde para buscar alternativas para o problema.

Tuberculose

Considerada importante problema de saúde pública, a tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando o paciente tosse ou espirra.

Os principais sintomas são tosse prolongada, geralmente mais de três semanas, com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre noturna e suor noturno. Em 1993, a OMS declarou a tuberculose como uma emergência global.

Em 2013, a incidência de tuberculose foi 35 casos por 100 mil habitantes, 21,17% menor do que em 2003, quando esta taxa era 44,4 por 100 mil. O número de casos novos teve redução de 10,5%, passando de 78.606, em 2003, para 70.372 casos novos registrados em 2013.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=teste-diagnostico-precoce-tuberculose-deixara-fabricado

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.