07/05/2012

Governo prorroga suspensão de patente de medicamento antiaids

Redação do Diário da Saúde

Efavirenz

A presidente Dilma Rousseff assinou decreto prorrogando por cinco anos a vigência do licenciamento compulsório das patentes referentes ao medicamento Efavirenz.

A prorrogação, publicada do Diário Oficial da União, vale para fins de uso público não comercial e começa a valer a partir desta segunda-feira.

O Efavirenz é o antirretroviral mais usado no tratamento da AIDS. O medicamento importado é distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nacionalização de medicamentos

O licenciamento compulsório do Efavirenz foi decretado pela primeira vez em maio de 2007, para permitir ao governo brasileiro a importação de versões genéricas do Efavirenz de laboratórios pré-qualificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A medida foi tomada porque o laboratório Merck, detentor da patente, não aceitou proposta de reduzir preço que fosse satisfatória para o Brasil, um dos maiores compradores mundiais do medicamento.

Posteriormente, o país passou a produzir o medicamento na Farmanguinhos por US$ 0,63. Antes, o país pagava US$ 1,56 por comprimido à Merck.

O primeiro lote genérico do coquetel antiaids foi entregue pela Fiocruz ao governo em 2009.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=suspensao-patente-antirretroviral-efavirenz

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.