15/12/2014

Sistema imunológico do intestino controla peso corporal

Redação do Diário da Saúde
Sistema imunológico do intestino controla peso corporal
A descoberta confirma o envolvimento das bactérias intestinais no desenvolvimento da obesidade.[Imagem: Cortesia Universidade Católica de Louvain]

Uma equipe internacional chefiada pelo professor Patrice D. Cani, da Universidade Católica de Louvain (Bélgica), demonstrou que o sistema imunológico intestinal tem um papel essencial no controle do metabolismo energético corporal.

Mais do que isso, a equipe identificou um mecanismo que impacta o desenvolvimento da obesidade e do diabetes do tipo 2 quando o indivíduo adota uma dieta com uma dose elevada de gordura.

Alvo terapêutico

A descoberta representa um novo alvo terapêutico para o desenvolvimento de tratamentos para obesidade e diabetes do tipo 2.

De fato, a equipe demonstrou pela primeira vez que a inativação de uma parte do sistema imunológico do intestino - uma proteína chamada MyD88 - permite que pessoas que adotaram uma alimentação rica em gordura percam peso e reduzam a diabetes tipo 2, ligada à obesidade.

Mais especificamente, quando se modifica a resposta do sistema imunológico, desativando esta proteína MyD88 apenas naquelas células que cobrem o intestino, isto é suficiente para diminuir o desenvolvimento do diabetes induzido por uma alimentação rica em gordura, limitar o desenvolvimento de tecido adiposo e reduzir a inflamação prejudicial.

Obesidade de bactérias do intestino

A descoberta, publicada na revista científica Nature Communications, confirma o envolvimento das bactérias intestinais no desenvolvimento da obesidade, mas tem o diferencial de indicar um alvo terapêutico.

O mecanismo parece envolver o reforço da barreira criada pelo intestino que limita o trânsito inadequado de elementos bacterianos de nossos intestinos para outras partes do nosso corpo, mas os pesquisadores acrescentam que muitas dessas bactérias ainda estão por ser identificadas.

Os experimentos foram todos realizados em animais, mas o tratamento produziu efeito mesmo quando as cobaias já eram obesas e diabéticas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=sistema-imunologico-intestino-controla-peso-corporal

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.