30/01/2017

Ressaca emocional existe de fato e influencia memória

Redação do Diário da Saúde
Ressaca emocional
A experiência emocional cria um estado que "colore" todos os eventos ocorridos durante esse período de ressaca emocional.[Imagem: Becky Wetherington/Wikimedia]

Ressaca emocional e memória

Experiências emocionais fortes podem induzir estados psicológicos e estados internos da mente que persistem por muito tempo após a experiência emocional ter terminado.

A comprovação da existência dessa "ressaca emocional", publicada na revista Nature Neuroscience, mostra que esse período de turbulência emocional influencia a maneira como abordamos e como nos recordamos das experiências tidas a seguir, por mais simples que sejam.

Sabe-se há algum tempo que experiências emocionais importantes - como casamentos, funerais, primeiros beijos, eventos históricos, parto ou a morte de um ente querido - são mais lembradas do que as não-emocionais, mesmo anos mais tarde.

No entanto, agora se demonstrou que as experiências não-emocionais que se seguem à experiência emocional também são melhor lembradas no futuro - justamente porque elas ocorrem no período de "ressaca emocional".

Colorindo as experiências

"A forma como nos lembramos dos eventos não é apenas uma consequência do mundo externo que experimentamos, mas também é fortemente influenciada por nossos estados internos - e esses estados internos podem persistir e colorir as experiências futuras," explica Lila Davachi, da Universidade de Nova York (EUA).

"A emoção é um estado de espírito. Estes resultados deixam claro que nossa cognição é altamente influenciada por experiências precedentes e, especificamente, que os estados cerebrais emocionais podem persistir por longos períodos de tempo," acrescentou.

Para identificar esse período de ressaca emocional, os pesquisadores analisaram imagens de ressonância magnética funcional (fMRI) do cérebro dos voluntários. Os exames mostram que os estados cerebrais associados com experiências emocionais alteram o modo como outras experiências tidas a seguir, sem cunho emocional, são lembradas no futuro - sua memorização é significativamente mais forte.

Em resumo, a experiência emocional cria um estado que "colore" todos os eventos ocorridos durante esse período de ressaca emocional, reforçando a capacidade de sua recordação posterior em comparação com eventos similares ocorridos fora do período de ressaca emocional.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=ressaca-emocional

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.