15/04/2008

Remédio contra dengue hemorrágica pode estar no mercado em três anos

Vladimir Platonow

Modelos animais

Um medicamento que diminui os principais sintomas da dengue e que evita a forma hemorrágica da doença poderá estar disponível dentro de três anos. As pesquisas desenvolvidas por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com ratos de laboratório demonstraram que o uso do remédio modipafant não permite que as plaquetas sangüíneas saiam dos vasos e migrem para os tecidos, como acontece com a dengue hemorrágica, evitando a queda das plaquetas.

Ineficiente contra a asma

O medicamento foi lançado originalmente pelo laboratório Pfizer para ser utilizado contra a asma, mas seus efeitos não se comprovaram eficientes e ele foi descontinuado. De acordo com a professora Danielle da Glória de Souza, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, o medicamento não atua contra o vírus da dengue, mas sim em suas conseqüências inflamatórias no organismo.

Efeitos contra a dengue

"A droga diminui tanto a doença, quanto a letalidade produzida pela dengue. Ela não inibe o vírus em si, mas melhora a resposta do hospedeiro [o doente]. Um dos grandes problemas da dengue é a resposta inflamatória induzida pelo vírus. Isso causa um quadro de doença no paciente."

O modipafant age inibindo um elemento conhecido como "fator de ativação plaquetária", que tem a sigla PAF. A pesquisa da UFMG já tem dois anos e envolve outros dois professores: Mauro Martins Teixeira e Irlândia de Souza. Segundo Danielle Souza, os testes em seres humanos dependem de autorização e podem ser realizados já a partir deste ano, a um custo estimado de US$ 20 mil. A utilização do modipafant para a dengue já foi patenteada pela universidade mineira.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=remedio-contra-dengue-hemorragica-pode-estar-no-mercado-em-tres-anos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.