25/02/2015

Exame indica se remédio contra artrite reumatoide vai funcionar

Com informações da Agência Fapesp
Exame indica se remédio contra artrite reumatoide vai funcionar
Raio X da mão de um paciente com artrite reumatoide.[Imagem: Wikipedia]

Metotrexato

O medicamento metotrexato (MTX) é considerado o "padrão ouro" para o combate da artrite reumatoide.

Contudo, os dados dos pacientes tratados indicam que esse medicamento não funciona em cerca de 40% dos casos.

Atualmente, é necessário esperar de três a seis meses após o início da terapia para descobrir se o paciente está reagindo. A demora, de acordo com os médicos, pode comprometer as chances de cura.

Agora, pesquisadores da USP de Ribeirão Preto (SP) desenvolveram um exame que permite identificar, antes mesmo do início do tratamento, os portadores de artrite reumatoide que não se beneficiarão com o medicamento.

Raphael Sanches Peres desenvolveu um kit para fazer o exame composto por anticorpos monoclonais ligados a moléculas fluorescentes, permitindo quantificar a expressão da enzima CD39, essencial para que o metotrexato desempenhe sua ação anti-inflamatória.

Células T reguladoras

O estudo mostrou que, nos pacientes que melhoraram com o remédio, houve um aumento mais significativo no número de células T reguladoras (Treg) - um dos linfócitos responsáveis pela expressão da CD39 e pelo controle da inflamação.

Além disso, as Treg dos pacientes não respondedores ao metotrexato expressam proporcionalmente menos CD39 que os linfócitos dos respondedores ou de indivíduos saudáveis.

De acordo com Peres, o preço de custo do exame para medir a expressão da enzima CD39 é de aproximadamente US$ 10 (R$ 27). Apenas uma pequena quantidade de sangue é necessária, sendo o teste rápido e fácil de realizar em qualquer laboratório dotado de um aparelho de citometria de fluxo. O resultado pode ser divulgado em aproximadamente dois dias.

Terapias alternativas

O método, segundo o pesquisador, poderia auxiliar os médicos no planejamento da terapia.

"A ideia é que, assim que o paciente for diagnosticado com artrite reumatoide, ele seja submetido ao teste. Caso o resultado indique baixa expressão de CD39, o médico deverá prescrever um tratamento alternativo", comentou Peres.

A artrite reumatoide é uma doença associada à inflamação das articulações que, apesar de ser irreversível, conta com várias terapias para alívio dos sintomas.

As drogas imunobiológicas, como, por exemplo, o bloqueador de TNF-alfa (fator de necrose tumoral alfa), são atualmente as melhores opções ao metotrexato. A desvantagem é o custo mais elevado, além de também não serem eficazes em todos os pacientes.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=remedio-contra-artrite-reumatoide

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.