19/02/2009

Presente material ou um passeio a dois: qual presente traz mais felicidade?

Redação do Diário da Saúde

Presentes materiais e sensoriais

Faz muita diferença se você der um presente material ou um presente sensorial - como uma viagem - à pessoa que você ama. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade do Texas (Estados Unidos).

Pesquisas anteriores demonstraram que optar por experiências compartilhadas, como férias ou ingressos para um espetáculo, leva a sensações de felicidade a longo prazo maiores do que presentear com bens materiais.

Entretanto, esta nova pesquisa mostra que, em alguns casos, os presentes sensoriais podem não dar resultado.

Comprando o presente errado

"Os estudos anteriores somente testaram a felicidade com experiências positivas versus compras materiais positivas. Nós estudamos o efeito de compras negativas," explica Julie Irwin, participante da pesquisa.

De fato, afirma Irwin, as experiências levam a uma felicidade maior quando a aquisição é bem-feita. "Entretanto, para compras negativas, as experiências ruins resultantes levam a infelicidades muito mais duradouras do que presentes materiais que não agradam."

"As experiências ficam conosco muito mais tempo do que as compras materiais, sejam elas boas ou ruins. Elas simplesmente têm um poder mais duradouro sobre nossa felicidade. Lembre-se daquele parque ou da comida realmente ruim daquele restaurante - é mais difícil recuperar-se de uma experiência ruim do que de ganhar um presente ruim," explica ela.

A chave da felicidade

Desta forma, quando estiver pensando no presente romanticamente perfeito, pode ser melhor evitar o risco de umas férias frustradas - pelo risco de mau tempo, por exemplo - em favor de um presente com grande chance de agradar, como uma jóia.

A má escolha de uma experiência fará a infelicidade do seu Dia dos Namorados durar muito mais tempo do que um presente mal escolhido.

Por outro lado, se você tiver boas razões para suspeitar que o passeio trará bons resultados - como ir a uma peça de teatro com um ator de quem se gosta muito - então embarque nesta e deixe a sua data comemorativa na memória por muito mais tempo do que seria possível mesmo com o melhor dos presentes materiais.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=presente-material-ou-um-passeio-a-dois--qual-presente-traz-mais-felicidade-

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.