26/01/2009

Perda repentina de peso pode ser sintoma de caquexia

Redação do Diário da Saúde
Perda repentina de peso pode ser sintoma de caquexia
[Imagem: Phoney Nickle]

Perda excessiva e rápida de peso

Enquanto a obesidade mórbida assume cada vez mais o caráter de epidemia, os médicos precisam tomar cuidado redobrado com a perda excessiva e rápida de peso de seus pacientes.

O alerta foi emitido pelo Dr. John Morley, da Universidade Saint Louis (Estados Unidos). "Em pessoas doentes, a perda de peso é um indicador importante de doenças e pode potencialmente levar à morte," diz o médico.

Caquexia

O Dr. Morley está preocupado com uma condição chamada caquexia, um estado de desnutrição profunda e que até agora não tinha uma definição médica precisa, o que dificultava o diagnóstico desta situação.

"A caquexia é um problema enorme para pessoas que têm outros problemas de saúde, e isto é algo que muito médicos não dão atenção suficiente," alerta ele.

Segundo o médico, que cita dados dos Estados Unidos, cerca de metade dos pacientes hospitalizados e entre 10 e 15 por cento de todos os pacientes que procuram um médico, apresentam um quadro de caquexia.

Perda de peso como sinal de outras doenças

Esta condição acompanha doenças como o câncer, falhas cardíacas, HIV, diabetes, mau funcionamento dos rins e doença pulmonar obstrutiva crônica (COPD).

Adultos que sofrem de caquexia perdem peso rapidamente, enquanto as crianças têm o crescimento interrompido ou muito prejudicado. A pessoa sofre perda muscular grave e também perde gordura.

Pessoas que tradicionalmente têm dificuldade para perder peso e subitamente veem o ponteiro da balança despencar, devem procurar ajuda médica prontamente, alerta o Dr. Morley. Em vez de terem encontrado a dieta perfeita, elas podem muito bem estar doentes e seu estado pode piorar à medida que ficam cada vez mais fracas.

O que é caquexia?

Os pesquisadores esclareceram a definição de caquexia, estabelecendo que ela está sempre ligada a uma doença principal. Isto a distingue da perda de peso por falta de ingestão de alimentos, da perda muscular que acompanha a idade, da perda de peso associada à depressão, dos problemas de tiróide e da dificuldade do organismo em absorver nutrientes.

Mais especificamente, a caquexia é uma síndrome metabólica complexa que está frequentemente associada com a anorexia, processos inflamatórios, resistência à insulina ou aumento na quebra de proteínas nos músculos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=perda-repentina-de-peso-sintoma-o-que-e-caquexia

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.