19/05/2009

ONU pede que laboratórios disponibilizem vacina para países pobres

Agência Brasil
ONU pede que laboratórios disponibilizem vacina para países pobres
Os representantes da indústria afirmaram seu desejo de colaborar, colocando a vacina à disposição dos países em desenvolvimento, quando ficar pronta, segundo a OMS. [Imagem: OMS]

Desejo de colaborar

A diretora geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, e o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, encontraram-se hoje (19) com mais de 30 fabricantes de vacinas de países desenvolvidos e em desenvolvimento, na sede da OMS, em Genebra.

Eles reforçaram a importância de assegurar que qualquer vacina para a gripe suína seja feita em cooperação e convidaram os fabricantes a continuar trabalhando para desenvolver uma estratégia para isso. Os representantes da indústria afirmaram seu desejo de colaborar, colocando a vacina à disposição dos países em desenvolvimento, quando ficar pronta, segundo a OMS.

Mecanismos de financiamento inovadores

Margaret afirmou que a OMS vai trabalhar na busca de mecanismos de financiamento inovadores para garantir que os países em desenvolvimento, em decorrência da falta de meios, não sejam impedidos de ter as vacinas. A diretora já havia expressado preocupação com o acesso dos países em desenvolvimento ontem (18), em seu discurso na 62ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra.

De acordo com a OMS, Margaret conversou com a Central Internacional de Compra de Medicamentos (Unitaid), com a Aliança Global para Vacinas e Imunizações (Gavi), com o Banco Mundial e com fundações para continuar trabalhando no financiamento. A diretora geral disse que se reuniria individualmente com fabricantes de vacinas para desenvolver estratégias a fim de assegurar a disponibilidade da vacina.

Ela afirmou que o nível de alerta para a gripe continua em 5, conforme a OMS. Até o momento, a organização confirma 9.830 pessoas com o vírus da gripe suína em 40 países e 79 mortes.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=onu-pede-que-laboratorios-disponibilizem-vacina-para-paises-pobres

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.