30/04/2018

Óculos retarda ou impede progressão da miopia

Redação do Diário da Saúde
Óculos retarda ou impede progressão da miopia
Observe as microlentes na sombra dos óculos - a zona central oferece a correção normal segundo o grau da pessoa. [Imagem: PolyU]

Lente para controlar miopia

Pesquisadores da Universidade Politécnica de Hong Kong construíram uma lente para óculos que se mostrou capaz de retardar a progressão da miopia em até 60% nas crianças participantes dos primeiros testes.

E, em 21,5% das crianças, a progressão da miopia foi interrompida completamente.

As lentes possuem uma zona óptica central para corrigir erros de refração (miopia e astigmatismo) e uma seção multissegmentada de desfocagem miópica constante ao longo da periferia média. Assim, os óculos oferecem simultaneamente uma visão clara e uma zona de correção - óculos corretivos já existentes no mercado normalmente são feitos de material opaco e não oferecem a visão normal.

A zona multissegmentada corrige a visão em todas as distâncias de visualização, o que ocorre por um mecanismo homeostático natural conhecido como "emetropização", por meio do qual o globo ocular se adapta e se molda para receber imagens focadas, como acontece com a visão normal.

"Com esta tecnologia, pudemos colocar muitas microlentes por toda a superfície da lente oftálmica. Quando o olho se move em torno de diferentes regiões da lente dos óculos, o olho ainda experimenta uma quantidade constante de desfocagem miópica," explicou o professor Carly Lam.

Evitar progressão da miopia

Um total de 160 crianças, com idade entre 8 e 13 anos, com miopia de 1 a 5 dioptrias, e astigmatismo e anisometropia de até 1,5 dioptria, participaram de um ensaio clínico randomizado duplo-cego de agosto de 2014 a julho de 2017.

Um grupo de 79 crianças usou as lentes de correção (grupo de tratamento), enquanto um grupo de 81 crianças usou lentes normais de visão única (grupo controle).

As crianças que usaram as lentes de correção tiveram 59% menos progressão miópica, e menos 60% alongamento axial quando comparadas com as que usaram lentes de visão única.

A lente corretiva deverá estar no mercado até o final do ano.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=oculos-retarda-ou-impede-progressao-miopia

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.