22/03/2011

Meditação transcendental melhora rendimento escolar

Redação do Diário da Saúde
Meditação transcendental melhora rendimento escolar
Os alunos que praticaram a meditação transcendental mostraram um aumento significativo nas notas de matemática e inglês durante um período de um ano. [Imagem: Maharishi University of Management]

Desenvolvimento mente/corpo

A técnica de meditação transcendental pode ser uma abordagem eficaz para melhorar o desempenho de estudantes em leitura e matemática.

A conclusão é de um estudo realizado nos Estados Unidos entre estudantes com baixo desempenho nas duas disciplinas.

"Os resultados do estudo dão apoio a uma tendência recente na educação de focar no desenvolvimento mente/corpo do aluno para a melhoria do desempenho escolar," afirma o Dr. Ronald Zigler, da Universidade da Pensilvânia, coautor do estudo.

"Precisamos de mais programas deste tipo implementados nas escolas públicas do nosso país, juntamente com melhores sistemas de avaliação," sugere.

Meditação escolar

Os alunos que praticaram a meditação transcendental mostraram um aumento significativo nas notas de matemática e inglês durante um período de um ano.

Quarenta e um por cento dos alunos que meditaram apresentaram um ganho de pelo menos um nível de desempenho em matemática - o que exige um aumento considerável das notas - em comparação com 15% dos alunos de controle, que fizeram práticas não-meditativas.

Entre os alunos com os níveis mais baixos de desempenho escolar - "abaixo do básico" e "muito abaixo do básico" - os alunos que fizeram meditação apresentaram uma melhora significativa no desempenho escolar geral em relação aos alunos usados como controle, que apresentaram um pequeno ganho.

Os cientistas relataram que os alunos ficaram mais calmos, mais felizes e menos hiperativos, e com uma maior capacidade para se concentrar no trabalho escolar.

Em termos do ambiente escolar, os professores relataram menos brigas entre os alunos, menor uso de linguagem abusiva e, de modo geral, uma atmosfera mais calma e relaxada desde a implementação do programa.

Meditação transcendental

A meditação transcendental foi ensinada aos estudantes no contexto de um programa chamado Hora Tranquila, em que os alunos escolhem voluntariamente uma "atividade sossegada" da qual querem participar.

Para fazer a pesquisa os cientistas compararam o desempenho escolar dos estudantes que entraram no programa de meditação transcendental com o desempenho de estudantes que escolheram simplesmente ficar em uma sala de olhos fechados.

A meditação transcendental é uma técnica simples, natural e não requer esforço, que permite que a mente se acalme e a pessoa experimente um estado tranquilo, mas de consciência alerta - uma espécie "alerta descansado".

A prática do programa ensinado na escola é voltado para a redução do estresse, e não implica em qualquer mudança de crenças, valores, religião ou estilo de vida.

Em comparação com o descanso de olhos fechados, a pesquisa constatou que a prática da meditação transcendental é marcada por uma diminuição da ativação do sistema nervoso autônomo.

Isto foi verificado pela diminuição da frequência respiratória e por uma menor atividade do sistema nervoso simpático, checado por meio de um exame de eletroencefalografia.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=meditacao-transcendental-melhora-rendimento-escolar

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.