18/10/2010

Brasileiros avançam rumo a medicamento para Doença de Chagas

Juliana Cruz - Agência USP

Candidato a remédio

A descoberta de moléculas importantes para uma enzima do parasita Trypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas, pode abrir novos caminhos no desenvolvimento de fármacos para o tratamento dessa doença.

A pesquisa, do Instituto de Química de São Carlos, ligado à USP, constatou que, na presença de certas moléculas, a atividade enzimática diminuiu, o que interfere no ciclo de vida do parasita.

"Fiz ensaios in vitro, nos quais isolei a enzima em solução e percebi que a atividade enzimática foi diminuindo na presença das moléculas", explica Juliana Cheleski, autora da pesquisa..

Enzima

O estudo foi constituído, basicamente, por duas fases. Na primeira, buscou-se no computador, por meio de um software específico, substâncias de interesse.

Depois, com elas já selecionadas, teve início a segunda fase, na qual foram realizados ensaios em laboratório para verificar se as substâncias eram, de fato, importantes para a doença em análise.

A enzima diidroorotato desidrogenase (DHODH) é fundamental para o T. Cruzi.

Assim, encontrar uma molécula que se "encaixe" a ela e interrompa sua atividade é importante no desenvolvimento de fármacos na medida que interrompe o ciclo de vida do parasita.

Além disso, segundo o professor Carlos Alberto Montanari, coordenador do Grupo de Química Medicinal do IQSC, não existe, atualmente, um medicamento seguro para tratar os pacientes, o que torna ainda mais importante a descoberta de moléculas com potencial para se tornar fármacos e, posteriormente, medicamentos.

Como se cria um remédio

Para que um novo fármaco seja descoberto são necessárias três fases.

Primeiro, a seleção de moléculas candidatas a fármaco.

Depois, uma etapa pré-clínica, na qual são realizados ensaios, inclusive em animais, para avaliar resultados.

Por fim, a fase em que as substâncias bioativas - aquelas que têm efeito químico farmacológico em organismos vivos - são testadas em seres humanos.

A pesquisa do IQSC inovou ao estudar métodos computacionais para qualificar e selecionar as moléculas com potencial para se tornar substâncias químicas bioativas. Virtualmente, a primeira etapa tornou-se mais rápida, o que economizou tempo e também custos.

"O computador fez um trabalho imenso, como achar agulha em um palheiro, já que buscou entre milhões de moléculas as que interessavam ao estudo", declara Montanari.

A utilização de técnicas de ensaio com aparelhos modernos, como o método biocalorimétrico, que detecta calor para avaliar o padrão das reações, também esteve presente no estudo de Juliana.

Por agregar a utilização de recursos tecnológicos à descoberta científica em si, a pesquisa ganhou o prêmio Sunset Molecular" no 18º European Symposium on Quantitative Structure-Activity Relationships, congresso internacional realizado na Grécia no último mês de setembro.

Doença negligenciada

A Doença de Chagas está na categoria das chamadas doenças negligenciadas, em geral aquelas presentes em países pobres e que não geram retorno financeiro à indústria farmacêutica, já que a população de baixa renda não tem dinheiro para comprar remédio e os custos para sua produção são altos.

"Moléculas candidatas a fármaco de doenças negligenciadas não geram interesse, pois os medicamentos não podem ser caros. O governo tem que subsidiar, como faz no caso dos pacientes que sofrem de aids, e distribuir para a população", observa Juliana.

O prêmio dado à pesquisa também é justificado pela doença estudada.

"A Doença de Chagas persiste ainda hoje. Além disso, ela tem sido levada para fora dos países pobres, alcançando os ricos", pondera Montanari, que completa: "O prêmio é importante não apenas pelo reconhecimento, mas por mostrar que a Universidade retribui o investimento feito pela sociedade. Às vezes transmitimos a ideia que estamos encastelados, mas não é verdade. Devolvemos à sociedade com nossas pesquisas".

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=medicamento-doenca-chagas

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.