02/02/2017

OMS divulga novo mapa de risco da febre amarela no Brasil

Redação do Diário da Saúde
OMS divulga novo mapa de risco da febre amarela no Brasil
As áreas rurais e silvestres de quase todo o Brasil agora são consideradas áreas de risco para contaminação pela febre amarela.[Imagem: PAHO/OMS]

Mapa de risco da febre amarela

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu uma nota sobre a febre amarela no Brasil com o objetivo manter o restante do mundo informado sobre a progressão da doença, permitindo que os demais países orientem seus cidadãos, sobretudo aqueles que pretendem vir ao país.

A nota aponta que o risco de transmissão urbana da febre amarela não pode ser descartado e que, embora as autoridades brasileiras estejam tomando as medidas apropriadas para conter esta epidemia, as recomendações de vacinação contra a febre amarela para os viajantes precisam ser atualizadas.

A principal alteração é a revisão das áreas de risco para a transmissão da febre amarela, levando em conta que as autoridades de saúde dos estados da Bahia e do Espírito Santo também revisaram suas áreas de risco para a transmissão da doença.

"As novas áreas consideradas de risco para a transmissão da febre amarela, ilustradas no mapa abaixo, representam a primeira etapa preliminar e cautelar de um processo dinâmico de avaliação de risco que, à medida que a situação epidemiológica evolui, continuará a ser refinado em conjunto pelo Secretariado da OMS, Ministério da Saúde do Brasil e pelo GRYF (Grupo Consultivo Científico e Técnico sobre Mapeamento Geográfico do Risco de Febre Amarela)," diz a nota da OMS.

Medidas preventivas

O Secretariado da OMS não recomenda qualquer restrição geral de viagens e comércio com o Brasil com base nas informações atualmente disponíveis sobre esse evento.

A OMS incentiva orienta os viajantes que planejam visitar áreas de risco para a transmissão da febre amarela no Brasil a tomarem as seguintes medidas preventivas:

  • Vacinação contra febre amarela pelo menos dez dias antes de viajar.
  • Observar as medidas para evitar picadas de mosquitos.
  • Conscientização sobre os sinais e sintomas da febre amarela.
  • A promoção de um comportamento de procura dos cuidados de saúde durante o deslocamento e regresso de uma zona de risco para a transmissão da febre amarela, especialmente para um país onde é possível estabelecer um ciclo de transmissão local (isto é, onde o vetor está presente).

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=mapa-risco-febre-amarela-brasil

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.