26/06/2018

O que faz do lugar onde você mora em um lugar adorável?

Redação do Diário da Saúde
O que faz do lugar onde você mora em um lugar adorável?
Pessoas em comunidades onde podem ir ao trabalho de bicicleta também relataram sentimentos de satisfação e realização.[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Morar bem

O que faz as pessoas amarem o lugar onde moram? A diversidade de pessoas, a existência de centros de saúde e um bom sistema de transporte, responde Brita Roy, pesquisadora da Universidade de Yale (EUA), que chegou a essa conclusão depois de entrevistar mais de 300.000 adultos nos EUA.

As respostas indicam que as pessoas que vivem em comunidades que oferecem diversidade racial, acesso a cuidados preventivos de saúde e transporte público têm maior probabilidade de relatar altos níveis de bem-estar.

Indicadores de bem-estar

Para investigar as correlações entre os atributos da comunidade e o bem-estar, Roy e seus colegas examinaram 77 características relacionadas à demografia, ao atendimento médico, fatores sociais e econômicos e ao ambiente físico.

O bem-estar - definido como a avaliação individual de saúde e qualidade de vida - está associado à longevidade e a uma saúde melhor, e pesquisas mostram que a região impacta o bem-estar das pessoas.

De fato, a equipe identificou 12 atributos fortemente e independentemente associados ao bem-estar.

"Vários fatores estão relacionados à renda e à educação, como se esperava. Mas também descobrimos que os atributos relacionados ao ambiente da comunidade, à maneira como as pessoas se deslocam e as variáveis relacionadas à assistência à saúde estão ligadas ao bem-estar," disse Roy.

Por exemplo, morar em uma comunidade com maior porcentagem de residentes negros mostrou-se associado a um maior bem-estar para todos do que regiões onde a diversidade racial é menor. O acesso a cuidados preventivos de saúde e centros de saúde está igualmente associado a um maior bem-estar. Pessoas em comunidades onde podem ir ao trabalho de bicicleta também relataram sentimentos de satisfação e realização, observam os pesquisadores.

Como melhorar o bem-estar

Embora o estudo não prove uma relação de causa e efeito entre os atributos da comunidade e o bem-estar, as correlações foram significativas, sugerindo estratégias para os formuladores de políticas e os especialistas em saúde pública que buscam melhorar a saúde e o bem-estar em suas comunidades, escreveu a equipe.

Em termos práticos, promover a diversidade racial e melhorar a educação, o transporte e a atenção primária à saúde podem fazer a diferença.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=lugar-onde-voce-mora-lugar-adoravel

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.