20/10/2016

Lente de contato detecta glicose nas lágrimas

Redação do Diário da Saúde

Exame indolor

Uma nova tecnologia promete viabilizar exames não-invasivos e indolores através de uma lente de contato que detecta os níveis de glicose não no sangue, mas nas lágrimas.

Quando totalmente desenvolvida, essa técnica poderá representar o fim das picadas, sobretudo para as pessoas que têm diabetes.

"Não existe nenhum método não-invasivo para fazer isso. Sempre vai exigir uma coleta de sangue. Este é, infelizmente, o estado da arte," disse Wei-Chuan Shih, pesquisador da Universidade de Houston, que trabalhou com colegas na Coreia do Sul para desenvolver o protótipo da lente.

Lentes de contato para diagnóstico

O pequeno dispositivo, construído de múltiplas camadas de nanofios empilhados em cima de uma película de ouro e produzido usando uma técnica de transferência, funciona com base em uma técnica conhecida como "espectroscopia Raman", capaz de detectar diversas moléculas por meio da forma como elas interagem com a luz.

Lente de contato detecta glicose nas lágrimas
O sensor é fabricado e depois transferido para a lente de contato, fora da área de visão.
[Imagem: Wei-Chuan Shih Lab/UH]

Shih afirma ter criado a lente de contato capaz de detectar glicose para demonstrar a versatilidade da tecnologia, que pode ser aplicada para rastrear diversos outros biomarcadores.

Glicose nas lágrimas

O conceito de lentes de contato para diagnóstico vem sendo pesquisado há bastante tempo. O Google, por exemplo, requisitou recentemente uma patente para uma lente de contato multissensorial, que a empresa diz também ser capaz de detectar os níveis de glicose nas lágrimas - mas a empresa ainda não apresentou um protótipo.

O professor Shih afirma, contudo, que é preciso mais pesquisas para que essas lentes de contato cheguem ao mercado.

No caso da detecção da glicose, até agora não está devidamente esclarecida a relação precisa entre a glicose presente nas lágrimas e aquela presente no sangue, bem como de sua relação com condições específicas, como o diabetes.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=lente-contato-detecta-glicose-lagrimas

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.