11/06/2014

Larvicida contra dengue é descoberto por alunos do ensino médio

Com informações da Agência Brasil

No Brasil, existem vários grupos de pesquisadores em diversas instituições trabalhando no combate à dengue, com abordagens que incluem vacinas, odores, mosquitos transgênicos e seleção de extratos de plantas.

Mas foram dois estudantes do ensino médio que revelaram a mais recente novidade na área.

Eles descobriram um extrato vegetal natural com alta eficiência para destruir as larvas do Aedes aegypti, o pernilongo transmissor da dengue.

O extrato da planta Miconia sp. nunca havia sido testado para esse fim.

Os alunos Bárbara Freitas e Gabriel Batista, que fazem curso técnico em construção civil, desenvolveram o extrato após vários testes, com o incentivo da professora Rosiane Leite, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

Há muitas espécies do gênero Miconia por todo o país, com nomes populares pouco conhecidos. A professora explica que, durante seu mestrado, estudou a interação das formigas com essa planta e que ela é mais conhecida entre os ecólogos, pois fornece frutos para os pássaros durante o ano todo.

Ciência caseira

Rosiane Leite conta que comprou algumas vidrarias do próprio bolso e pediu a ajuda de familiares para comprar o álcool necessário aos testes, por causa do limite por pessoa para adquirir o produto.

Outro desafio foi conseguir as larvas do Aedes aegypti. Os estudantes acabaram indo a campo e recolheram larvas pela vizinhança, conta a professora, explicando que houve dificuldade em fazer a seleção devido às diferentes espécies e estágios das larvas encontradas.

Com a apresentação do trabalho inicial em uma mostra realizado pelo Cefet, o professor Fabiano Duarte Carvalho, da Fundação Oswaldo Cruz, propôs uma parceria e forneceu larvas específicas para os testes. Além disso, em agosto, Carvalho dará um treinamento para que os alunos possam criar suas próprias larvas.

Segundo a professora, será possível refazer os testes para a comprovação da eficácia do larvicida e então publicar o trabalho.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=larvicida-contra-dengue-descoberto-alunos-ensino-medio

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.