31/10/2016

Gordura marrom é órgão endócrino que controla metabolismo

Redação do Diário da Saúde

Órgão endócrino

O tecido adiposo marrom - a gordura responsável por gerar calor no corpo humano - é mais versátil do que parecia à primeira vista.

Batizada desde o início como gordura boa, ela parece ser um órgão endócrino de pleno direito, capaz de segregar fatores sinalizadores que ativam o metabolismo das gorduras em geral e dos carboidratos.

A descoberta, fruto do trabalho da equipe do professor Francesc Villarroya, da Universidade de Barcelona (Espanha), vem se somar a outros resultados recentes sobre o papel mais amplo do tecido adiposo no organismo - por exemplo, que a gordura corporal tem neurônios que falam com o cérebro.

Os resultados inéditos foram publicados pela revista Nature Reviews Endocrinology.

Tecido adiposo marrom

Gordura marrom controla metabolismo da gordura e dos carboidratos
A gordura marrom funciona como um órgão endócrino de pleno direito.
[Imagem: Francesc Villarroya et al. (2016)]

O tecido adiposo marrom ajuda a queimar calorias para produzir calor corporal - tecnicamente, ela é o motor da termogênese - embora as nomenclaturas e as diferenciações ainda não estejam claras, nosso corpo parece possuir também outro tipo de gordura benéfica, a chamada gordura bege.

Com a descoberta de que a gordura marrom tem também uma função endócrina, capaz de ativar o metabolismo de carboidratos e lipídios de todo o corpo, os pesquisadores agora levantam a possibilidade de usá-la como um futuro alvo terapêutico para o tratamento de condições como a obesidade.

Batoquinas

Os pesquisadores espanhóis afirmam que, quando há uma ativação da gordura marrom, resultando em uma elevada oxidação de produtos metabólicos para produzir calor, essa parte do tecido adiposo envia também uma série de sinais bioquímicos através do corpo para ativar o metabolismo oxidativo em geral.

O principal objetivo agora é identificar quais são esses fatores - as chamadas batoquinas - que são liberadas pelas instruções da gordura marrom e identificar como os órgãos-alvo recebem e executam essas instruções, ou se existem outros tecidos de secreção desses fatores.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=gordura-marrom-controla-metabolismo-gordura-carboidratos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.