12/04/2010

Férias trazem mais satisfação do que bens materiais

BBC
Férias trazem mais satisfação do que bens materiais
Férias são experiência única e satisfazem mais do que a compra de bens materiais, concluem cientistas.[Imagem: BBC]

Sentir é melhor do que ter

Um estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que gastar dinheiro em "experiências", como férias ou festas, faz as pessoas mais felizes do que a compra de bens materiais.

Em artigo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, psicólogos da Cornell University, em Nova York, dizem que ao avaliar outras oito pesquisas, perceberam que o ser humano tende a comparar seus bens com os de outras pessoas.

Por isso, segundo os cientistas, as experiências trazem mais satisfação, já que são mais pessoais e difíceis de serem comparadas.

Conexão individual

"Imagine que você compra uma TV de tela plana, e está feliz com ela. Mas aí você vem à minha casa e eu tenho uma TV com uma imagem maior e melhor. Isso vai decepcionar e chatear você", explicou Thomas Gilovich, um dos autores do estudo.

"Mas se você for de férias para o Caribe e eu também, você tem as suas memórias - sua conexão única com o Caribe - que ninguém mais tem e que fez as suas férias especiais", afirma.

Ainda segundo o estudo, a decisão de gastar dinheiro com uma "experiência" é mais fácil de ser tomada do que a de um bem material.

Satisfação nas compras

Além disso, de acordo com os autores, quando as pessoas compram algo, elas tendem a ficar ruminado sobre as outras alternativas de que tinham à disposição ou a continuar comparando o que têm com o que não puderam comprar.

"Os resultados que obtivemos mostram que a compra de uma 'experiência' leva mais à sensação de bem-estar", disse Gilovich.

Ligação entre dinheiro e felicidade

Recentemente, outra pesquisa, feita por um grupo da Universidade de São Francisco, também nos Estados Unidos, igualmente concluiu que o dinheiro só traz felicidade se comprar experiências, e não bens materiais.

Uma pesquisa espanhola, premiada internacionalmente, garante que o dinheiro ajuda, mas não compra felicidade.

Com preocupações mais práticas, outro grupo de cientistas se ocupou em responder à pergunta "Presente material ou um passeio a dois: qual presente traz mais felicidade?".

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=ferias-trazem-mais-satisfacao-bens-materiais

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.