06/04/2018

Faltam mais de 3 mil leitos de UTI neonatal no país

Com informações da Agência Brasil

UTI neonatal

Levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mostra que o Brasil tem um déficit de 3.305 leitos de unidades de tratamento intensivo (UTIs) específicos para o acolhimento de crianças que nasceram antes de 37 semanas e que apresentam quadros clínicos graves ou que necessitam de observação.

Segundo a SBP, a proporção ideal de leitos de UTI neonatal é de no mínimo quatro para cada grupo de mil nascidos vivos. Segundo a entidade, no Brasil nascem quase 40 prematuros por hora, ou mais de 900 por dia.

De acordo com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), existem atualmente 8.766 leitos do tipo no país, públicos e privados, que correspondem a 2,9 leitos por mil nascidos vivos.

Se considerados apenas os leitos oferecidos pelo Sistema Único da Saúde (SUS), a taxa cai para 1,5 leito a cada mil nascidos vivos, levando em conta as 4.677 unidades disponíveis para essa rede.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de leitos de UTI neonatal que atendem pelo SUS aumentou em aproximadamente 10% entre 2015 e 2018, totalizando 4.697 leitos disponíveis na rede pública em todo o Brasil.

Nascimento Seguro

Por causa dessa realidade, a SBP vai lançar a campanha Nascimento Seguro. A entidade alerta para a necessidade de garantir a presença de um pediatra nas salas de parto, para o atendimento imediato de intercorrências, e da qualificação de médicos e demais profissionais da saúde.

Também é defendida a humanização da assistência à mulher gestante, pela oferta de leito de internação e local para a realização do parto, com presença de equipe e estrutura adequadas, apoio ao aleitamento materno e realização de campanhas de esclarecimento sobre a importância da prevenção de doenças.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=faltam-leitos-uti-neonatal

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.