27/08/2015

Esmaltes para unhas podem causar alergia

Com informações da Anvisa e Ministério da Saúde

Esmaltes hipoalergênicos

O Brasil destaca-se mundialmente como o segundo maior consumidor de esmaltes, atrás apenas dos Estados Unidos.

Mas o uso contínuo de alguns desses produtos pode levar, ao longo do tempo, ao desenvolvimento de reações alérgicas no organismo.

Hoje existem no mercado opções de esmaltes hipoalergênicos, que raramente causam reações adversas nos consumidores. Porém, para quem tem algum tipo de pele mais sensível, é fundamental ficar atento.

Na hora da compra, verifique cuidadosamente todas as informações que constam no rótulo do produto e na bula. Não compre produtos de procedência duvidosa, que geralmente são encontrados com preço muito inferior à média do mercado.

Compostos de risco nos esmaltes

Atualmente, muitos esmaltes passaram a ter em seus frascos o carimbo 3FREE. Isto significa que o produto é livre de três substâncias químicas que podem desencadear efeitos alergênicos e que são permitidas pela Anvisa. Essas substâncias são:

DBP (dibutilftalato): utilizado como plastificante, para dar mais brilho aos esmaltes. O DBP pode ser absorvido pela pele e, de forma geral, se inalado ou ingerido continuamente, pode ocasionar os seguintes sintomas: irritação nas pálpebras, vermelhidão e descamação da pele.

Tolueno: solvente utilizado para melhorar a aplicação e a secagem rápida do esmalte. O seu uso no Brasil está em conformidade com o que é adotado na Europa.

Formol (formaldeído): um dos principais causadores de alergia. Confere maior durabilidade e fixação ao esmalte.

Hipoalergênicos

Muitas mães costumam receber pedidos insistentes das meninas para colorir as unhas. Mas o uso infantil de esmaltes deve ser limitado e esporádico. Crianças menores de dois anos, por exemplo, não devem usar. Como estão na fase oral, as mãos ficam em contato com a boca e a ingestão do produto pode ser prejudicial.

Para as meninas que já são um pouco mais velhas, a sugestão é o uso de produtos especiais para crianças, que são retirados com água e sabão, ou hipoalergênicos. Tirar cutícula também não é recomendado. As crianças têm muito contato com sujeira e terra e a cutícula é uma proteção importante.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=esmaltes-unhas-causar-alergia

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.