09/06/2011

Dieta ioiô é mais saudável do que manter-se obeso

Redação do Diário da Saúde

Efeito sanfona

Um estudo que comparou a obesidade ao longo da vida com as flutuações de peso da chamada dieta ioiô sugere que é melhor tentar perder peso, apesar de vários insucessos, do que ficar obeso sem qualquer tentativa.

"É claro que manter uma dieta estável e saudável dá os melhores resultados para a saúde e a longevidade," afirma o Dr. Edward List, da Universidade de Ohio (EUA).

Entretanto, indivíduos obesos geralmente têm ciclos de peso, o chamado efeito sanfona, repetindo etapas de emagrecimento com outras de recuperação do peso.

Apesar de sempre apontada como prejudicial à saúde, essa dieta ioiô, causadora do efeito sanfona, tem sido pouco estudada de forma consistente.

Dieta ioiô

Para descobrir os efeitos da dieta ioiô sobre a saúde, a longo prazo, List e seus colegas fizeram o que eles chamaram de "o primeiro estudo controlado de um regime de dieta ioiô por uma vida inteira."

Como é extremamente difícil e demorado realizar um estudo de alimentação de longo prazo em humanos, os cientistas usaram camundongos para testar se a variação de peso devido à dieta ioiô é tão prejudicial quanto a obesidade ao longo de toda a vida.

Os animais foram separados em grupos segundo a alimentação - alimentação saudável, alimentação rica em gordura e dieta ioiô - ao longo de toda a sua vida.

Nesse período, foram acompanhadas todas as "medidas de saúde" tradicionais, incluindo peso corporal, gordura corporal e níveis de glicemia (açúcar) níveis.

Saúde média

A dieta ioiô resultou em grandes flutuações nesses indicadores de saúde - um verdadeiro efeito sanfona nos exames.

Os resultados melhoravam durante o período com alimentação saudável e pioravam até um estado diabético durante a alimentação rica em gordura.

Mas quando se tira uma média dos indicadores de saúde durante os períodos de boa alimentação e má alimentação, a "saúde média" ficou melhor do que a dos camundongos continuamente obesos.

Benefícios da dieta ioiô

Um resultado que resume bem os benefícios da dieta ioiô em relação a não fazer nenhuma dieta é que os camundongos cujos pesos ficaram oscilando entre saudável e não-saudável viveram quase 35 por cento mais do que os camundongos obesos.

Melhor ainda, isso manteve os animais da dieta ioiô com a mesma média de vida que os animais saudáveis, que nunca foram obesos.

"O medo de conseqüências negativas para a saúde devido ao efeito sanfona pode estar superestimado," concluiu List. "De acordo com o nosso estudo, parece que é melhor continuar a incentivar a perda de peso, independentemente do número de tentativas e fracassos."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=dieta-ioio-efeito-sanfona

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.