29/08/2012

Creme da virgindade gera polêmica na Índia

Com informações da BBC

Estreitamento da vagina

Uma empresa da Índia lançou o que afirma ser o primeiro creme para "estreitar a vagina".

Chamado 18 Again (18 de novo), o comercial do produto promete fazer a mulher se sentir "como uma virgem" novamente.

A empresa Ultratech afirma que o produto oferece poder às mulheres.

Mas os críticos dizem que ele faz exatamente o contrário.

Metáfora da virgindade

O proprietário da Ultratech, Rishi Bhatia, afirma que o creme, que está sendo vendido por US$ 44 (cerca de R$ 90), contém ingredientes naturais, como pó de ouro, aloe vera, amêndoa e romã, e foi clinicamente testado.

"É um produto único e revolucionário, que também contribui para aumentar a autoconfiança de uma mulher e seu amor-próprio," afirma Bhatia, que acrescenta ainda que o objetivo do produto é dar mais poderes às mulheres.

Ele frisa que o produto não se diz uma restauração da virgindade de uma mulher, mas sim resgatar as emoções de ser uma virgem. "Estamos apenas dizendo, 'sinta-se como uma virgem'. É uma metáfora. Ele tenta retomar a sensação que uma pessoa tem aos 18 anos de idade."

Sexo antes do casamento

Mas a estratégia de marketing da empresa gerou críticas de médicos e grupos feministas.

Os críticos afirmam que o produto reforça a visão amplamente difundida na Índia de que o sexo pré-nupcial é algo recriminável, um tabu considerado até pecaminoso por muitos.

Annie Raja, da Federação Nacional de Mulheres Indianas, que luta pelos direitos femininos no país, opina que, em vez de fortalecer as mulheres, o creme tem o efeito oposto, ao reafirmar a visão patriarcal de muitos na Índia - a noção de que todas mulheres querem permanecer virgens até o dia do casamento.

"É o direito de uma mulher ter relações sexuais com um homem, mas a sociedade aqui diz que elas não devem fazê-lo até se tornarem noivas," completa.

Virgindade simulada

"Ser virgem ainda é algo valorizado e não creio que as atitudes mudarão neste século," afirma Mahinda Watsa, ginecologista que assina uma popular coluna de conselhos sexuais nos jornais Mumbai Mirror e Bangalore Mirror.

Watsa já respondeu a mais de 30 mil indianos que buscam conselhos sexuais e afirma que a pergunta mais frequente por parte de homens é se suas mulheres são virgens.

Por parte das mulheres, a dúvida mais comum é como fazer para esconder de seus maridos que elas deixaram de ser virgens.

Assim, no que todos concordam é que, apesar das controvérsias, o creme deverá fazer sucesso comercial, já que parece ir ao encontro de anseios de homens e mulheres.

Se funciona ou não é outra história, mas nesses, como em outros casos, o efeito placebo pode ter um papel importante - desde que a decisão do uso do creme seja tomada pelos dois.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=creme-da-virgindade

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.