22/09/2012

Comprovado: águas salinas de balneários reduzem inflamações

Redação do Diário da Saúde

Hidroterapia

Frequentar locais de banho com águas tidas como benéficas à saúde - normalmente chamadas de águas termais - é uma prática milenar, conhecida com hidroterapia.

Agora cientistas descobriram que os resultados alegados não não são mito, e que as águas dos balneários de fato fazem bem à saúde.

Cientistas da Universidade de Manchester (Reino Unido) descobriram que simplesmente banhar-se em uma solução com alta concentração de sal - uma solução hipertônica - pode reduzir as inflamações do organismo.

A equipe também descobriu novos indícios de que uma solução simples, usada em soros intravenosos, é um tratamento eficaz para reduzir as inflamações, inclusive danos causados por derrames no cérebro.

Inchamento celular

O estudo traz indícios seguros de que os banhos podem de fato ser eficazes contra condições como a artrite reumatoide.

O Dr. Pablo Pelegrin e seus colegas não se basearam em depoimentos de pacientes, eles estudaram os efeitos dos banhos em nível celular, mostrando como a solução salina provoca um "inchamento" das células, que tem como efeito um controle das inflamações.

Eles descobriram que os glóbulos brancos - as células ativas do sistema imunológico incham de maneira similar ao que ocorre quando os tecidos incham ao redor de um ferimento.

Os experimentos realizados em animais também deram um embasamento ao uso dos fluidos hipertônicos para reduzir a inflamação no cérebro, em situações como acidentes vasculares cerebrais e epilepsia.

"As soluções hipertônicas têm sido usadas no tratamento do derrame há muitos anos. Os médicos descobriram que seu uso não apenas reduz o inchaço cerebral, como também alivia a inflamação," explica o Dr. Pelegrin.

"No entanto, como não há um alvo molecular para as soluções hipertônicas, tem havido muita controvérsia sobre o assunto. Nós identificamos um alvo para a solução hipertônica bloqueando o inflamossoma NLRP3, que aciona os mediadores inflamatórios em nível molecular," conta ele.

Banhos contra inflamações

O mais interessante, porém, veio quando os pesquisadores decidiram estudar os benefícios da solução hipertônica usada fora do corpo.

Os resultados indicam que a solução produz um gradiente osmótico através da pele, o que explica porque as águas de banho - as águas termais de balneários normalmente têm alto teor de sais - aliviam as dores de condições como a artrite reumatoide.

Tanto em bandagens embebidas com a solução, quanto com a imersão direta na água salinizada, a inflamação foi reduzida.

"Esta pesquisa abre oportunidades incríveis para o uso de soluções hipertônicas para o tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite. O que nós descobrimos tem potencial para ajudar inúmeros pacientes," disse Vincent Compan, coautor do estudo.

A pesquisa foi publicada no jornal médico Immunity.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=comprovado-aguas-salinas-balnearios-reduzem-inflamacoes

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.