10/04/2018

Como lidar com situações embaraçosas

Redação do Diário da Saúde
Como lidar com situações embaraçosas
Outras pesquisas indicaram que pode haver um remédio simples e gostoso contra a vergonha.[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Fugindo do constrangimento

Sentimentos de vergonha, embaraço e constrangimento, sobretudo em situações sociais, podem ser superados através de um treinamento mental bastante simples.

Treinando sua mente para ser um observador de si mesmo, em vez de participar ativamente da situação embaraçosa - se identificar com a situação -, é possível superar os sentimentos humilhantes ou angustiantes, garante Li Jiang, da Universidade Carnegie Mellon (EUA).

Algumas pessoas têm um medo tão intenso de constrangimento que se esforçam para contornar situações consideradas cotidianas para outras. Isso pode incluir não fazer uma pergunta a um vendedor na loja sobre um novo produto, por medo de parecer idiota, ou de não fazer um exame médico embaraçoso.

"O constrangimento nos impede de pedir conselhos sobre o que devemos fazer, por exemplo, sobre nossas contas hipotecárias crescentes ou gravidezes não planejadas. Em muitos casos, se quisermos ajudar a nós mesmos e aos outros, devemos superar nosso medo de constrangimento em situações sociais," explica Jiang.

Situações embaraçosas

Jiang e seus colegas realizaram três conjuntos de experimentos, cada um envolvendo diferentes grupos de estudantes.

No primeiro, os participantes deviam responder a um anúncio mostrando alguém acidentalmente soltando um pum em uma aula de ioga. O segundo experimento testou as reações dos participantes a um anúncio sobre um teste de doenças sexualmente transmissíveis. O terceiro questionou os participantes sobre uma propaganda em que um homem acidentalmente soltava um pum diante de uma potencial parceira amorosa.

Em cada experimento, os pesquisadores queriam testar a hipótese de que adotar a perspectiva de um observador pode reduzir os sentimentos de constrangimento.

Uma das conclusões foi que pessoas que são extremamente autoconscientes em público têm maior probabilidade de se identificar com um ator em uma situação embaraçosa, mesmo que isso incomode os outros. Pessoas autoconscientes se sentirão angustiadas apenas assistindo a um anúncio com um apelo de constrangimento.

No entanto, os níveis de autoconsciência caem nessas pessoas quando elas são capazes de se imaginar como observadores na mesma situação, e não como estando diretamente envolvidas nela.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=como-lidar-situacoes-embaracosas

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.