06/03/2013

Comida porcaria na gravidez pode viciar bebê

Redação do Diário da Saúde

Boa não é

Você escolhe o nome: em inglês é junk food.

Em português é "comida lixo", "comida porcaria", "comida de plástico" e várias outras denominações pouco elogiosas.

Trata-se das também chamadas "comidas rápidas", de baixo valor nutricional e elevados teores de gordura, açúcar ou sal.

Se ainda faltava uma razão para evitá-las, agora não falta mais.

Beverly Muhlhausler e seus colegas da Universidade de Adelaide (Austrália) comprovaram que as mães que comem comida porcaria durante a gravidez alteram a rota de sinalização de opioides também no seu bebê.

Essa alteração faz com que os bebês nasçam com menor sensibilidade aos opioides, que são liberados durante o consumo de alimentos ricos em gordura e em açúcar.

O resultado é que essa criança terá uma "alta tolerância" à comida porcaria, significando que ela precisará comer mais para se sentir satisfeita.

Vício real

"Este estudo mostra que o vício em comida porcaria é um vício real," disse Gerald Weissmann, editor do renomado jornal científica FASEB, que publicou a pesquisa.

"A comida porcaria envolve a mesma química do corpo que o ópio, morfina ou heroína. É triste dizer, mas comida porcaria durante a gravidez transforma as crianças em viciados em comida porcaria," acrescenta o pesquisador.

Não é a primeira vez que esse mecanismo de viciação em comidas é demonstrado:

"Com sorte, isto irá encorajar as mães a escolherem dietas mais saudáveis, que irão lhes dar crianças mais saudáveis," disse a Dra. Muhlhausler.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=comida-porcaria-gravidez-viciar-bebe

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.