10/10/2007

Cirurgia bariátrica aumenta atividade de células ligadas à prevenção do câncer e inflamações

Laura Lopes - Agência USP

Duplamente benéfica

A cirurgia de redução de estômago já provou ser eficaz contra vários problemas originados pela obesidade mórbida. A novidade é que ela também pode ajudar a diminuir o índice de tumores relacionados à doença, como câncer de endométrio, mama, próstata, estômago, cólon, vesícula e laringe.

A inovação foi premiada no XII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica, que aconteceu em agosto, e compõe a tese de doutorado da médica Cristiane Moulin, que será defendida na Faculdade de Medicina (FMUSP) da USP no começo de 2008.

"Medi a atividade das células natural killer antes e depois de seis meses da operação, em 28 pacientes, de 23 a 58 anos e obesidade grau III", explica Cristiane. Segundo a pesquisadora, as células natural killer (NK) exercem importante papel na proteção contra infecções, particularmente virais, e na eliminação de células tumorais. Quanto maior sua atividade, mais forte está o organismo para lutar contra doenças desse gênero.

Imunidade natural

As NK e os linfócitos B e T são algumas das armas do nosso corpo contra doenças. As primeiras fazem parte da imunidade natural, sendo a primeira linha de defesa do nosso corpo, com respostas quase que instantâneas contra organismos estranhos. Os segundos, da imunidade adquirida, respondem de quatro a sete dias após o contato com tais organismos.

No entanto, as células natural killer secretam substâncias que influenciam diretamente a imunidade adquirida. Caso estejam com atividade baixa, podem comprometer, também, a competência dos linfócitos na produção de citocinas (proteínas) que auxiliam na resposta imune.

Efeitos da perda de peso

"Os estudos analisando a atividade de células NK em pacientes obesos e os efeitos da perda de peso sobre este parâmetro da imunidade são limitados", justifica Cristiane, quanto ao tema abordado no trabalho. Já existem comprovações científicas de que a obesidade está associada à incidência de certas infecções e alguns tipos de cânceres.

Estes, por sua vez, estão em parte relacionados à deteriorização da imunidade: baixa atividade das células NK e menor produção de certas citocinas. Uma vez que a cirurgia de redução de estômago ajuda a melhorar o desempenho destas células, as chances de o paciente desenvolver câncer podem diminuir.

Citotoxidade

O estudo de Cristiane mediu a citotoxidade das NK, ou seja, sua capacidade de matar células-alvo, em três momentos: antes da cirurgia, um mês, e meio ano depois. Na primeira medição, a citotoxidade era baixíssima. Um mês depois, não houve muita diferença estatística, mas alguns pacientes apresentaram um início de curva ascendente. "No sexto mês, a citotoxidade aumentou de forma significativa em quase 86% dos pacientes", afirma a médica.

O peso médio da amostragem, após seis meses da cirurgia, caiu de 136,2 para 100,9 quilos, o que representa uma redução média no Índice de Massa Corporal (IMC= peso/altura2) de 49,5 kg/cm2 para 36,6 kg/cm2. Após o mesmo período, houve aumento na produção de citocinas IL-12 e IL-18 por linfócitos.

Prevenção de tumores

O trabalho, que recebeu apoio da Fapesp, não teve a intenção de apresentar dados sobre a incidência de câncer, já que o período de estudo foi de apenas seis meses. "Por isso não posso afirmar com certeza que a redução de estômago ajuda a prevenir tumores em obesos mórbidos. Mas a perda de peso induzida pela cirurgia bariátrica pode ter impacto sobre o desenvolvimento de infecções e cânceres associados com a obesidade, já que modifica as respostas de algumas citocinas relacionadas com a função das células NK e melhora a sua atividade", conclui.

Obesidade

De acordo com a pesquisa, a obesidade vem ganhando status de epidemia global. No Brasil, estudos epidemiológicos mostram que a evolução da doença é ascendente, atingindo 40% da população adulta, ou cerca de 60 milhões de pessoas. Nos EUA, a prevalência de obesidade grau III ou mórbida (IMC=40 kg/m2) é de 2,8% em homens e 6,9%, nas mulheres. De acordo com a pesquisadora, dados tão específicos ainda não foram definidos na população brasileira, mas estima-se que obesos mórbidos correspondam a 0,2% e 0,8% da população masculina e feminina, respectivamente.

O excesso de peso provoca grande impacto na saúde pública, já que está associado a doenças cardiovasculares, osteoartrite, apnéia, alguns tipos de câncer e distúrbios psiquiátricos. Nos EUA, a morbidade relacionada à obesidade é responsável por 5,7% das verbas destinadas à saúde. Naquele país, o que se gasta com um adulto de obesidade grau III é 47% a mais do que a verba destinada a outro de grau I. Os dados indicam que mais de 100 mil mortes por ano são atribuídas a esta doença crônica.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=cirurgia-bariatrica-aumenta-atividade-de-celulas-ligadas-a-prevencao-do-cancer-e-inflamacoes

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.