24/09/2008

Cheiros influenciam no conteúdo dos sonhos

Jessica Mikulski

Você sonha o que você cheira

Os cheiros que você sente enquanto está dormindo têm o poder de influenciar o conteúdo dos seus sonhos, afirma uma nova pesquisa apresentada na reunião anual da American Academy of Otolaryngology, em Chicago, nos Estados Unidos.

Pesquisadores alemães utilizaram fragrâncias voláteis com um cheiro negativo ou positivo ("ovos podres" versus "rosas") para estimular os voluntários durante o sono. A seguir eles gravaram as impressões que as pessoas tinham quando acordavam.

Coloração emocional dos sonhos

Quando submetidas ao odor desagradável, a coloração emocional dos sonhos foi predominantemente negativa, enquanto, sob a estimulação da fragrância agradável, quase todos os sonhos tiveram uma coloração positiva.

Os pesquisadores notam que só recentemente informações sobre a função olfativa durante o sono se tornou disponível, e que este é o primeiro estudo que documenta o impacto da função olfativa sobre os sonhos.

O estudo também abre um campo potencial de intervenção terapêutica com estimulação olfativa noturna.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=cheiros-influenciam-no-conteudo-dos-sonhos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.