05/11/2009

Chá verde previne o câncer? Evidências aumentam, mas ainda há dúvidas

Jeremy Moore
Chá verde previne o câncer? Evidências aumentam, mas ainda há dúvidas
Embora os cientistas estejam relutantes em endossar oficialmente o chá verde como um método de prevenção contra o câncer, as evidências continuam a se acumular sobre os seus efeitos protetores.[Imagem: Wikimedia]

Chá verde contra o câncer

Embora os cientistas estejam relutantes em endossar oficialmente o chá verde como um método de prevenção contra o câncer, as evidências continuam a se acumular sobre os seus efeitos protetores.

Às comprovações já demonstradas anteriormente, vem se somar agora um novo estudo, que sugere que o chá verde reduz a incidência de câncer bucal. O estudo foi publicado hoje no jornal da Associação Norte-Americana de Pesquisas contra o Câncer.

Doses altas de chá verde

Vassiliki Papadimitrakopoulo e seus colegas da Universidade do Texas (EUA) pesquisaram a ingestão de chá verde, tomado oralmente durante três meses. O chá foi ingerido em três doses diferentes - 500 mg, 750 mg e 1.000 mg - por pacientes com lesões "pré-malignas."

Os resultados mostraram que 58,8% dos pacientes que tomaram a dose mais elevada do chá verde apresentaram respostas clínicas ao tratamento, em comparação com 18,2% do grupo que tomou apenas placebo.

Os cientistas também observaram uma tendência no sentido de uma melhor histologia e uma tendência de melhoria de diversos biomarcadores que indicam o início do desenvolvimento de um câncer.

Retardado e amenizado

Os pacientes foram acompanhados durante 27,5 meses. Ao final do período, 15 deles de fato desenvolveram o câncer bucal. Embora não tenha havido diferença global no desenvolvimento do câncer entre aqueles que tomaram o chá verde e aqueles que não tomaram, os pacientes que ingeriram o chá verde diariamente demoraram mais a desenvolver a doença e apresentaram tumores leves e moderados.

Mesmo encorajado pelos resultados, Papadimitrakopoulo afirma que ainda não é possível fazer recomendações de que o chá verde definitivamente previne o câncer.

"Este é um estudo de fase II, com um número muito limitado de pacientes que tomaram doses equivalentes entre 8 e 10 copos de chá verde por dia," diz ele. "Nós não podemos reivindicar benefícios preventivos com um teste dessas proporções."

Sem efeitos tóxicos

A revista que publicou o artigo concorda, mas afirma que o estudo é certamente um passo na direção certa.

"Um teste clínico com um composto natural não é algo fácil de se fazer, e esses pesquisadores conseguiram," afirma o editorial. "A ausência de toxicidade também é importante porque frequentemente, quando se administram suplementos em doses mais elevadas do que as pessoas tomam normalmente, pode-se induzir náuseas e vômitos. Isto não aconteceu neste teste."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=cha-verde-previne-cancer-evidencias-aumentam

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.