17/03/2009

Brócolis protege contra asma, rinite e outros problemas respiratórios

Redação do Diário da Saúde

Vegetais crucíferos

Se você procurava por mais uma boa razão para comer brócolis, agora já tem: pesquisadores da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) descobriram que um composto natural encontrado no brócolis e em outros vegetais da família dos crucíferos protege contra inflamações respiratórias que causam doenças como asma, rinite alérgica e doença pulmonária obstrutiva crônica.

Além do brócolis, fazem parte da família dos vegetais crucíferos a couve, repolho, couve-flor e couve de Bruxelas. Pesquisas anteriores já haviam comprovado que esses vegetais contêm compostos capazes de prevenir e combater o câncer (veja as reportagens Cientistas descobrem como alguns vegetais combatem o câncer e Alimentação rica em vegetais pode prevenir o câncer).

Suforafano

Publicada na edição de Março do jornal Clinical Immunology, a pesquisa demonstra que o sulforafano, um composto químico naturalmente presente nesses vegetais, aciona um aumento nas enzimas antioxidantes nas vias respiratórias humanas que oferecem proteção contra o ataque dos radicais livres que respiramos diariamente - presentes no ar poluído, no pólen e na fumaça de automóveis e de cigarros.

Os radicais livres, uma forma supercarregada de oxigênio, pode causar danos oxidativos nos tecidos, levando a inflamações e problemas respiratórios como a asma e a rinite alérgica.

"Este é um dos primeiros estudos mostrando que o brócolis oferece um potente efeito biológico na estimulação da resposta antioxidativa em humanos," diz o Dr. Marc Riedl, coordenador da pesquisa.

Enzimas antioxidantes

Os participantes da pesquisa que ingeriram brócolis regularmente apresentaram um incremento entre duas e três vezes nas enzimas antioxidantes presentes nas células das vias respiratórias.

A dosagem máxima diária de brócolis incluída na pesquisa - uma porção de 200 gramas - gerou um aumento de 101% na enzima antioxidante GSTP1 e um aumento de 199% na enzima NQO1.

O Dr. Riedl afirma que será necessário aprofundar as pesquisas para examinar os benefícios do sulforafano para problemas respiratórios específicos, sendo ainda muito cedo para estipular uma dosagem particular. Mas ele recomenda a inclusão de brócolis e outros vegetais crucíferos como parte da dieta normal.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://diariodasaude.com.br/print.php?article=brocolis-protege-contra-asma-rinite-e-problemas-respiratorios

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.